Por Miguel Calmon
A carioca Chloé Calmon, 21 anos, top 3 do ranking mundial da World Surf League, iniciou com pé direito sua fase de preparação para o Campeonato Mundial de Longboard e venceu o Hainan Open neste final de semana (21 e 22 d novembro), na paradisíaca Ilha de Hainan, no sul da China.
O Decathlon/Tribord Surfing Hainan Open 2015, em Riyue Bay, Hainan serviu como seletiva para os surfistas chineses que brigavam pelas vagas para o Jeep World longboard championships da World Surf League que irá acontecer no mesmo local em 2 semanas (janela de espera a partir do dia 05/12 até dia 12/12, com transmissão ao vivo pelo webcast da WSL).

Além disso foi o evento inaugural do Ásia Surf Cup, uma série de eventos que acontecerão aqui em Riyue Bay até janeiro, para fortalecer cada vez mais o surf na China.
Esse ano tiveram mais de 100 inscritos nas categorias feminina e masculina, com alguns estrangeiros de Taiwan, Portugal, Australia, Brasil e França.

O formato foi interessante pois foi dividido em duas chaves, uma só com as atletas chinesas e de Taiwan e na outra chave só com as estrangeiras, de forma que chinesas e estrangeiras só se encontrassem na final, que foi composta por duas chinesas (classificadas para o Mundial), a brasileira Chloé Calmon e uma francesa.
As ondas estavam em torno de 0,5 m series maiores, no point de break de esquerda. depois de uma semana de ondas pequenas e muito sol, o evento recebeu um pequeno tufão que trouxe as ondas e muita chuva no sábado. Mas no domingo o céu limpou e fez um dia lindo!
Cabe ressaltar que o efeito “El Nino” tem afetado muito as condições da Ilha, com temperaturas muito mais quentes e vento maral que não é comum na região;
Chloé Calmon tem o patrocinio da ROXY, Furnas, Mitsubishi Motors e Colegio Qi. Tem também o apoio da Hage Surfboards, Alma Quilhas, GoPro, Stickybumpwax.
Confira abaixo o vídeo de Chloé Calmon surfando no melhor do estilo clássico em Cardiff By The Sea, na Califórnia:
[vimeo 135810974 w=500 h=281]