25 C
Papeete
terça-feira, 23 julho, 2024
25 C
Papeete
terça-feira, 23 julho, 2024

Challenger Series: Brasil cai mas português Fred Morais pode ir à final

Os surfistas brasileiros ficaram pelo caminho das ondas do Sydney Surf Pro: Jadson André, Deivid Silva, Lucas Silveira e o peruano Miguel Tudela, foram barrados nos primeiros confrontos do sábado e a América do Sul saiu da briga pelo título desta segunda etapa do Challenger Series da WSL.

Além disso, Samuel Pupo, que não passou da sua estreia em Sidney, já perdeu a liderança do ranking de acesso para a elite do WSL Championship Tour (CT). E quem está de olho nessa vaga é o português Fred Morais que pode assumir a ponta do campeonato caso vença a etapa de Sydney.

A expectativa é de que o Sydney Surf Pro seja encerrado neste domingo. A primeira chamada para a quinta bateria das oitavas de final masculinas, foi marcada para as 6h45 na Austrália, 17h45 do sábado no Brasil. Os duelos decisivos podem ser assistidos ao vivo pelo site da WSL.

Marc Lacomare na terceira bateria do Sydney Surf Pro Foto: Matt Dunbar/WSL

O sábado já começou com Deivid Silva ficando em último lugar na primeira bateria do dia. E na segunda, Lucas Silveira e o peruano Miguel Tudela perderam para os havaianos Imaikalani deVault e Eli Hanneman. Nos últimos minutos, Lucas ainda achou um tubo numa onda finalizada com mais duas manobras, mas já era tarde e a nota 7,50 recebida só lhe garantiu o terceiro lugar.

Brasil perde a liderança

Com a classificação para as oitavas de final, Imaikalani deVault tirou a liderança no ranking do WSL Challenger Series do brasileiro Samuel Pupo. Os dois decidiram o título da primeira etapa em Snapper Rocks, na Gold Coast, que terminou com a vitória do brasileiro. Agora, ninguém chegou nem nas oitavas de final em Sidney, pois Jadson André também ficou em último na sua bateria.

Após os seis confrontos que restavam para fechar a terceira fase, foram realizadas as oitavas de final femininas, com a metade das masculinas fechando o sábado de boas ondas em North Narrabeen.

Imaikalani deVault acabou sendo eliminado pelo francês Marc Lacomare no último duelo do dia. Com isso, três surfistas poderão lhe tirar a liderança do ranking, no último dia do Sydney Surf Pro.

Dois deles vão se enfrentar na primeira bateria das quartas de final, Fred Morais e o australiano Mikey McDonagh. O outro é o também australiano Jacob Willcox, que vai disputar o penúltimo duelo das oitavas de final com o jovem norte-americano Taj Lindblad.

Para ultrapassar a pontuação de Imaikalani deVault, Mikey e Jacob precisam chegar na final em Sidney, enquanto Frederico Morais só se vencer o campeonato.

Ella McCaffray na primeira bateria das oitavas femininas do Sydney Surf Pro Foto: Beatriz Ryder/WSL

Ranking feminino

Já no ranking feminino, a australiana India Robinson segue defendendo a liderança conquistada com a vitória no Boost Mobile Gold Coast Pro. Ela derrotou Nikki Van Dijk no sábado e vai disputar a última vaga para as semifinais com a grande surpresa do Sydney Surf Pro, a canadense Erin Brooks, de apenas 15 anos de idade.

A única surfista que ainda briga pela ponta do ranking com India Robinson, é Sally Fitzgibbons, mas já necessita da vitória para ultrapassa-la. Sally está na primeira quarta de final com a norte-americana Alyssa Spencer.

O Sydney Surf Pro é a segunda das seis etapas que vão classificar 10 homens e 5 mulheres, para completar a elite do Championship Tour da WSL em 2024.

Este segundo desafio tem prazo até o dia 24 para ser encerrado nas ondas de North Narrabeen. Depois das duas etapas na Austrália, o Challenger Series passa pela África do Sul, Estados Unidos, Portugal e vai terminar no Brasil.

O Saquarema Pro acontece nos dias 14 a 21 de outubro na Praia de Itaúna, e vai definir as classificações para o CT 2024.

O americano Crosby Colapinto durante o Sydney Surf Pro. Foto: Beatriz Ryder/WSL

Próximas baterias

OITAVAS DE FINAL MASCULINAS
5 – Justin Becret (FRA) x Marco Mignot (FRA)
6 – Eithan Osborne (EUA) x Kade Matson (EUA)
7 – Jacob Willcox (AUS) x Taj Lindblad (EUA)
8 – Morgan Cibilic (AUS) x Joan Duru (FRA)

QUARTAS DE FINAL FEMININAS
1 – Sally Fitzgibbons (AUS) x Alyssa Spencer (EUA)
2 – Macy Callaghan (AUS) x Bella Kenworthy (EUA)
3 – Isabella Nichols (AUS) x Teresa Bonvalot (POR)
4 – India Robinson (AUS) x Erin Brooks (CAN)

QUARTAS DE FINAL MASCULINAS
1 – Mikey McDonagh (AUS) x Frederico Morais (PRT)
2 – Cole Houshmand (EUA) x Marc Lacomare (FRA)
3 – A definir
4 – A definir

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias