25.7 C
Suva
terça-feira, 11 fevereiro, 2025
25.7 C
Suva
terça-feira, 11 fevereiro, 2025

Cerimônia de Tamayo Perry reúne centenas de pessoas em Oahu

No último domingo (14) centenas de pessoas se reuniram na costa norte de Oahu, Havaí, para prestar homenagens a Tamayo Perry, o lendário surfista havaiano, guarda-vidas, e ator que tragicamente faleceu após um ataque de tubarão enquanto surfava na Goat Island, há pouco menos de um mês.

Multidões de carros, bicicletas e pedestres se dirigiram ao parque do bairro de Sunset Beach, um grande campo gramado localizado em frente à Sunset Elementary School, aos pés da Reserva Florestal Pūpūkea-Paumalū, para o início da celebração. Os participantes se reuniram no campo ou sob a sombra das árvores com seus entes queridos, ouvindo atentamente enquanto os mais próximos a Tamayo falavam reverentemente sobre sua vida e legado.

Entre os que discursaram estavam a esposa de Perry, Emilia, seu pastor, membros do Hawaiian Water Patrol e o cantor Jack Johnson, que interpretou músicas em sua memória ao lado da cantora havaiana Paula Fuga. Muitos na multidão prestaram homenagem a Perry exibindo seu famoso penteado com estampa de chita descolorido, incluindo o próprio Johnson, que era seu amigo de infância.

Milhares de flores foram usadas como lei, um pū (concha tradicional) foi soprado, e coroas de flores foram colocadas sobre a prancha de Tamayo e levadas ao mar. O Hawaiian Water Patrol observou de suas torres enquanto centenas remavam em Pipeline para homenagear um homem que dominou a onda indomável ao longo de seus 35 anos como especialista em Pipe e quase uma década como guarda-vidas.

Pipeline estava calma, permitindo a passagem da Hōkūleʻa – a lendária canoa polinésia de viagem que se juntou à homenagem. Uma grande lei de flores doadas foi levada ao mar, juntamente com suas cinzas, que foram depositadas nas águas que o formaram.

Dias de lembrança como esses, embora muitas vezes tristes e cheios de pesar, podem servir como um presente de despedida significativo daqueles que partiram para aqueles que ficam. O de ontem foi um presente de despedida tão gracioso quanto possível, com o que parecia ser uma ilha inteira celebrando a vida de um dos seus filhos mais queridos.

A morte de Tamayo provocou reações em toda a comunidade global do surfe. Pipeline é, de muitas maneiras, o centro nervoso do nosso esporte, e uma lenda do North Shore permanece uma lenda onde quer que as pessoas deslizem sobre as ondas.

Depoimentos:

Jack Johnson: “Perdemos um dos melhores contadores de histórias, surfistas de tubo, companheiros de viagem, tios, maridos, salva-vidas, mas o mais importante, um dos meus melhores amigos. Só havia um Tamayo Perry e eu vou sentir sua falta para sempre, meu irmão.”

Kelly Slater: “Tamayo Perry… cara, essa é difícil de acreditar. Descanse em paz, irmão. Obrigado pelo seu serviço como salva-vidas no North Shore, cuidando de Pipeline por décadas e hospedando as crianças da Costa Leste em sua peregrinação anual. Você realmente viveu a vida que amava. Vou sentir falta de nossas trocas diárias de memes aqui. Foi cedo demais. #Lenda.”

John Florence: “Algumas das minhas melhores lembranças surfando em Pipe quando eu era jovem eram ver Tamayo dominando tubos de 10-12 pés, saindo sorrindo toda vez. Eu amava Tamayo e aprendi com ele porque ele sempre dizia como era. Todos os dias, quer estivesse na água ou como salva-vidas, ele sempre tinha um grande sorriso para nossa família. Sentiremos sua falta, Tamayo. Enviando nosso amor para sua esposa Emilia e família.”

Fonte: Stabmag.com

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias