26 C
Papeete
segunda-feira, 15 julho, 2024
26 C
Papeete
segunda-feira, 15 julho, 2024

Campeões olímpicos vencem o Red Bull Rio Conquest

Disputas acirradas e um show de manobras em uma pista de skate inédita sobre a areia da praia de Botafogo. Pela primeira vez no Brasil, o Red Bull Rio Conquest agitou as arquibancadas com mais de 1000 pessoas que estiveram presencialmente em um dos mais emblemáticos pontos turísticos do Rio de Janeiro, neste sábado (27) e domingo (28). Atletas olímpicos nacionais e internacionais, além de promessas do esporte, fizeram suas melhores tricks em obstáculos que faziam menção a icônicos picos de skate da cidade. Nas categorias masculina e feminina, os grandes campeões foram Gabryel Aguilar e Roos Zwetsloot (HOL).

+ Italo Ferreira é vice-campeão na etapa do Surf Ranch

Com formato competitivo exclusivo, cujas disputas foram 1×1, ou seja, dois skatistas participavam de jam sessions ao mesmo tempo e o júri especializado definia quem avançava, as mulheres foram as primeiras a dar o brilho na pista. Diante de grandes atletas, como Leticia Bufoni e Aldana Bertran (ARG), a olímpica Roos Zwetsloot (HOL) venceu Gabi Mazetto e se sagrou campeã. “Foi incrível estar aqui e vencer a competição. Estava bem empolgada ao ver a pista, esse cenário e pela energia da torcida. Havia grandes nomes e competir contra elas, como Bufoni e Mazetto, deixa a conquista ainda mais importante”, diz a holandesa.

red bull rio conquest
Foto: Marcelo Maragni / Red Bull Content Pool

Na categoria masculina, os skatistas também agitaram as arquibancadas com belas manobras. A lineup de peso tinha o português Gustavo Ribeiro, vice-líder do ranking mundial, e as grandes promessas Lucas Rabelo, João Alves e Eduardo Neves. Melhor para Gabryel Aguilar, que venceu até com o truck do skate quebrado nos segundos finais da decisão diante de Giovanni Vianna e marcou história. “A sensação é inexplicável. Eu só sei que estou feliz e grato. É sempre muito bom estar de volta ao Rio para competir. No início da decisão, eu consegui dar as minhas manobras e garantir a vitória. Deu certo”, diz.

Bufoni na pista, picos homenageados e best trick premiada

Leticia Bufoni durante o Red Bull Rio Conquest. Marcelo Maragni/ Red Bull Content Pool

Com o final de semana repleto de adrenalina, as disputas visando à grande final começaram no sábado (27). Todos os atletas foram à pista para mostrar as suas habilidades, em especial, Leticia Bufoni, que, de modo excepcional, voltou a sentir o frio na barriga em competições. A atleta, aliás, chegou até as semifinais da competição.

Os oito melhores de cada categoria avançaram para a final. Diante de arquibancada cheia, vista privilegiada ao Pão de Açúcar e presenças de famosos, como os big riders Pedro Scooby e Lucas Chumbo, o skimboarder campeão mundial Lucas Fink e o ator João Guilherme, os competidores foram julgados por Anthony Claravall, Karen Feitosa, Larissa Carollo, Roberto Valadão e Rogério Mancha. As manobras rolaram em obstáculos que fizem referência à Borda Gringão, ao Estádio Nilton Santos, ao Monumento Zumbi dos Palmares, ao Cornetas, ao Monumento do Barão do Rio Branco, à Praça Mauá, ao Corrimão da Linha Amarela e ao Big Four. O melhor de cada duelo, segundo os avaliadores, avançava, no formato 1×1. Lenda do esporte, Cezar Gordo foi o curador do evento.

O Red Bull Rio Conquest ainda trouxe um desafio extra aos participantes. No obstáculo que fazia alusão ao Monumento do Barão do Rio Branco, Yuri Facchini mandou a manobra mais estilosa ao longo da competição neste spot e recebeu uma premiação especial da marca Prada, parceira master do evento, que ainda marcou presença na pista e no evento com a sua Linea Rossa e vestindo o skatista e cantor L7nnon (BRA) e a competidora Aldana Bertran (ARG).

Categoria feminina

1º lugar: Roos Zwetsloot (HOL)

2º lugar: Gabriela Mazetto

3º lugar: Vitória Mendonça

Categoria masculina

1º lugar: Gabryel Aguilar

2º lugar: Giovanni Vianna

3º lugar: Brayan Coria (MEX)

Lista com os competidores:

Categoria feminina: Aldana Bertran (ARG), Carla Karolina, Charlotte Reyes (CHI), Gabriela Mazetto, Itzel Granados (MEX), Jazmin Alvarez (COL), Leticia Bufoni, Roos Zwetsloot (HOL), Valentina Petric (CHI), Vitória Mendonça, Ariadne Souza, Daniela Vitória, Gabriela Correa, Isabelle Menezes, Kemily Suiara, Lorena Fernanda, Maria Almeida, Duda Oliveira, Maria Lucia Campos, Rafaela Murbach, Virginia Fortes Águas, Vitoria Bortolo e Viviane Orlando.

Categoria masculina: Brayan Coria (MEX), Gabriel Ribeiro (POR), Giovanni Vianna, Gustavo Ribeiro (POR), Jake Wooten (EUA), Leandre Sanders (EUA), Lucas Rabelo, Trevor McClung (EUA), Yuri Facchini, Zion Wright (EUA), Bruno Silva, Denner Brooklin, Eduardo Neves, Gabriel Bila, Gabryel Aguilar, João Lucas Rodrigues, Jonathan Mentex, Lucas Silva Carvalho, Marcelo Batista, Matheus Mendes, Samuel Jimmy e Vinicius Costa.

Fonte: Red Bull

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias