Publicidade:

Camburi Surf Wax: nasce uma parafina ecológica no litoral norte paulista

Dois amigos surfistas criam a Camburi Surf Wax – parafina 100% ecológica feita em Camburi, São Sebastião, litoral norte paulista.

“A ideia da parafina surgiu ainda no meio de 2020, enquanto eu, Victor Freitas, e o Alfredo Boer, refletíamos sobre o que mais o @camburisurfreport poderia oferecer além de mostrar as condições do mar diariamente.”

Segundo Victor conta à HC, a dupla sempre teve em mente que os boletins diários são muito engessados em seus formatos e que é preciso demonstrar que a preocupação com o surf e o meio ambiente vai além das palavras e dos vídeos.

Meio ambiente em primeiro lugar

Como pode ter tanta gente que usa parafina na prancha sem saber de onde vem?

Essa pergunta sempre foi um choque para a dupla, por saber que a parafina convencional é um dos resíduos provenientes da destilação fracionada do petróleo.

“Algo que sempre foi muito mal explicado no esporte que preza tanto pela ‘conexão com a natureza’. Este é um conhecimento básico que remonta às nossas aulas de química do ensino médio. É um assunto muitas vezes não falado e que muitos surfistas desconhecem.”

Diante desse cenário e também de uma preocupação crescente com o lixo e a poluição no oceano que a dupla notou por meio dos seus seguidores de Camburi; de outras praias do Brasil, e também da cidade de São Paulo, Victor e Alfredo começaram a estudar diferentes ingredientes e receitas para chegar a um produto que atendesse às necessidades dos surfistas em termos de aderência e sustentabilidade.

Testes e fórmulas

“Testamos diferentes formulas e formatos para chegar à parafina que comercializamos atualmente. Cera de abelha, de côco, de soja, de carnaúba, óleos vegetais diversos, óleos essenciais diversos; uma variedade de diferentes combinações e proporções passou por nossos testes para chegar ao que temos hoje. Também consultamos engenheiras químicas e dermatologistas para saber quais produtos dariam resultados melhores sem agredir a pele. Felizmente, conseguimos chegar à Camburi Surf Wax.”

Produção local: Camburi

“A produção é em Camburi e inclusive damos preferência ao uso de insumos locais, como a cera de abelha, que é nosso principal componente e pretendemos priorizar a de origem em São Sebastião ou outras cidades da região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, ou Bertioga, fazendo da Camburi Surf Wax o mais sustentável possível.”

Victor nos conta que, em caso não conseguir obter esse insumo na região na quantidade que atenda à demanda da dupla, a ideia é partir para outras áreas, mas com a preocupação de que sejam fontes mais próximas quanto possível, evitando gerar grandes emissões de CO2 com o transporte dos insumos.

Quem faz?

“No momento eu e o Alfredo somos os produtores. É um produto artesanal. Caso a demanda cresça, o que esperamos que aconteça, pensaremos em contratar pessoas para nos auxiliar nessa produção.”

Qual a composição?

“A Camburi Surf Wax é feita com principalmente cera de abelha e óleo de coco. Usamos também um mix de ceras vegetais para regular a consistência e finalmente óleos essenciais para melhorar o aroma. Foi nossa maneira de chegar a um produto ecológico com um cheiro característico sem usar compostos materiais sintéticos e aromatizantes artificiais que também possuem origem no petróleo, muitas vezes.”

Quem já testou?

“A Camburi Surf Wax vem sendo testada por nós e outros surfistas de Camburi, que formam um grupo bem rigoroso e sincero quanto à qualidade do produto. Opiniões distintas foram consultadas para que finalmente pudéssemos lançar o produto no mercado. Além de nós, a Giovanna Donato, surfista local de Camburi que ficou em terceiro lugar no campeonato brasileiro de surfe feminino, também ajudou no processo. Ela é uma atleta que confiamos e também conta com o apoio de um dos nossos apoiadores da página – a Loja 20pés de Camburi.”

Abaixo você confere o relato da surfista Giovanna Donato, 14 anos:

“Meu primeiro campeonato foi uma etapa do Circuito Sebastianense De Surf, eu tinha 10 anos e o mar estava grande e muito difícil, mas consegui meu primeiro pódio, em 4º lugar!

Desde aquele dia, decidi que queria aquilo para a minha vida, ser atleta! Então comecei a me dedicar todos os dias e participar de campeonatos municipais, como o Circuito Medina/ASM, Circuito Vicentino, no qual já me consagrei campeã em 2019, Circuito Sebastianense (fui campeã em 2018 na categoria sub-12) e o Brasileiro de Surf Feminino representado pelo Wiggolly Dantas (fiquei em 3º lugar em 2018).

Fiquei muito empolgada com a parafina ecológica Camburi Surf Wax, por ser uma parafina produzida aonde eu moro, com o nome da praia aonde eu cresci e ainda ecológica! Gostei logo de primeira e depois que testei achei mais irada ainda! Estou muito feliz em poder divulgá-la, ajudando o comércio local, o meio ambiente e os reports diários que assisto todos os dias antes de ir surfar.”

Para comprar a Camburi Surf Wax, você pode enviar uma DM ao Camburi Surf Report ou ir até a 20 pés em Camburi.


Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias