23.7 C
Suva
segunda-feira, 23 setembro, 2024
23.7 C
Suva
segunda-feira, 23 setembro, 2024

Campeã mundial Caity Simmers surfa numa prancha de bituca de cigarros para limpar o oceano

A atual campeã mundial Caity Simmers está usando sua visibilidade para promover uma causa ambiental importante: a luta contra o lixo nos oceanos. Em um vídeo recente, a atleta aparece surfando em uma prancha feita com bituca de cigarros recolhidas de praias, uma iniciativa inovadora da organização The Cigarette Surfboard, que visa conscientizar sobre os danos causados pelo descarte incorreto desse resíduo. A prancha, moldada pelo renomado surfista Rob Machado, demonstra a capacidade de transformar lixo em algo funcional e poderoso.

O projeto The Cigarette Surfboard, que começou como uma forma de alertar sobre a poluição causada pelas bitucas de cigarro nas praias, acabou evoluindo e se transformando em um documentário premiado. Com o mesmo nome do projeto, o filme ganhou destaque na 14ª edição do Rocky Spirit, o maior evento de cinema outdoor do Brasil e um dos mais relevantes do planeta.

O festival, que se consolidou como referência mundial, apresenta alguns dos melhores documentários sobre vida ao ar livre, natureza e esportes outdoor, como surf, mountain bike, montanhismo e escalada, sempre com histórias inspiradoras. Na edição deste ano, foram selecionados 55 filmes, sendo 8 de surf, incluindo o The Cigarette Surfboard.

O documentário aborda a trajetória do designer Taylor Lane, criador do projeto, e sua jornada para responsabilizar as grandes empresas de tabaco pelo impacto ambiental das bitucas de cigarro. A iniciativa, que começou nas praias da Califórnia, ganhou apoio global e prêmios ao redor do mundo, inspirando surfistas e ambientalistas a protegerem o oceano de maneira criativa.

Além de surfar com uma prancha construída a partir de resíduos, recentemente Caity Simmers também participou de uma campanha de limpeza de praia em Oceanside, na Califórnia, ressaltando a importância de ações coletivas para a preservação ambiental.

“Eles só jogaram achando que não faria diferença… Mas se todo mundo pensa assim, isso faz diferença”, disse Caity Simmers, sobre como todas as pequenas ações somam, para melhor ou para pior.

+ Filme de Mikey February retrata sua evolução no surf

O documentário, que também conta com depoimentos de outros surfistas e especialistas, reforça a urgência de proteger os mares e rios da poluição causada pelo plástico e outros resíduos tóxicos.

Com a repercussão internacional do projeto e o apoio de figuras como Caity Simmers, o filme The Cigarette Surfboard se tornou um símbolo da luta por um oceano mais limpo, ampliando o alcance da conscientização sobre o lixo nas praias e o papel de cada indivíduo nesse processo.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias