Punta Rocas, Lima, Peru, será o palco do XVII PASA – Pan-Americano de Surf, competição internacional a ser realizada de 2 a 13 de outubro de 2024 nas modernas instalações do Centro de Alto Rendimento de Surf.
O PASA – Pan-Americano de Surf 2024 reunirá as Equipes Nacionais das Américas, que competirão nas categorias Shortboard, Longboard, SUP Surf, Corrida Técnica SUP e Bodyboard, todas no masculino e feminino, em equipes compostas por 22 atletas (11 homens e 11 mulheres).
+ Quiksilver Surf Festival retorna a Hossegor após sucesso de 2024
O Brasil é o atual bicampeão pan-americano de surf, com uma vitória em abril de 2023, em Santa Catalina, Panamá, e um ano antes em Playa Venao, também no Panamá.
Embora a CBSurf aproveite o PASA para enviar ao exterior nomes revelados no circuito brasileiro de surf, Dream Tour, ao invés de apostar nas estrelas do CT, nas demais modalidades a confederação aposta em nomes consagrados.
Equipe Brasileira escalada para o PASA – Pan-Americano de Surf 2024
Shortboard feminino
- Juliana dos Santos
- Júlia Duarte
- Silvana Lima
Shortboard masculino
- Wesley Leite
- Bernardo Schlaepfer Lopes
- Cauã Gonçalves
Longboard feminino
- Atalanta Batista
- Luana Soares
Longboard masculino
- Rodrigo Spaier
- Carlos Bahia
SUP Surf feminino
- Aline Adisaka
- Gabi Sztamfater
SUP Surf masculino
- Wellington Reis
- Luis Diniz
SUP Race feminino
- Lena Ribeiro
- Jéssica Matos
SUP Race masculino
- Eri Tenório
- Guilherme dos Reis
Bodyboard feminino
- Neymara Rocha de Carvalho
- Maira Galvão Viana
Bodyboard masculino
- Diego Vieira Gomes
- Sócrates da Silva Santana
Equipe técnica
- Guga Arruda
- Américo Júnior
- Paulo Moura
- Marcelo Amorim
- Terry Carolina
- Stefano Triska Neto
Punta Rocas é reconhecido como um dos melhores point breaks do mundo para a prática do surfe. Suas ondas consistentes e desafiadoras, que podem alcançar até quatro metros de altura, o tornam o cenário perfeito para sediar um evento da magnitude PASA – Pan-Americano.
As instalações do Centro de Alto Rendimento de Surfe, que receberão o PASA, foram construídas em 2019, para receber os Jogos Pan-Americanos de Lima, e possuem uma das melhores e mais avançadas infraestruturas do mundo para receber eventos dessa magnitude.
“Estamos muito orgulhosos de anunciar a realização do XVII PASA – Pan-Americano de Surfe. Este evento não é apenas uma competição de alto nível, mas também uma plataforma para o desenvolvimento do surfe nas Américas. Esta também será uma grande prova para que os atletas se preparem nas mesmas ondas onde serão realizados os Jogos Pan-Americanos Lima 2027”, declarou Karin Sierralta, Presidente da PASA, adiantando o local onde serão realizadas as disputas de surfe e stand up paddle no maior evento esportivo do mundo após às Olimpíadas.