A cidade de São Francisco do Sul, litoral de Santa Catarina, recebe pela primeira vez Corona Cero Dream Tour São Chico – SC, campeonato que representa a Divisão Principal da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf). Programado para o período de 17 a 23 de setembro, com disputas entre os 88 atletas do ranking, a etapa definiu como wildcards (atletas convidados) Bela Nalu, de Florianópolis e Alejo Muniz, de Bombinhas.
O local escolhido em São Chico, como é carinhosamente conhecido pelos locais, foi a Prainha, principal pico de surfe da região e que conta com o selo bandeira azul, um prêmio internacional, destinado a praias, marinas e boas embarcações de turismo. Além dos tubos e constância dentro da água, a região foi a primeira a receber uma associação de Surf em Santa Catarina, a ANOCAS, no início da década de 80 e mantém a modalidade em harmonia com a vida e atividades da cidade.
+ A trajetória de Italo Ferreira e Tati-Weston Webb rumo ao WSL Finals 5
“Estou extremamente feliz e honrado, como presidente da FECASURF, por receber a terceira etapa do Corona Cero Dream Tour São Chico – SC. Este é um momento significativo para nossa comunidade e para o surfe da região. Agradeço a todos que contribuíram para tornar este evento possível e estou ansioso para ver o sucesso desta etapa no nosso estado”, conta Renato Melo, Presidente da Federação Catarinense do Surf.
A surfista Isabelle Nalu, de 17 anos, faz sua segunda participação no Circuito Brasileiro, como convidada, e é tida como uma das promessas da nova geração da modalidade no Brasil, além de acumular títulos como campeã sul-americana Pro Junior sub 20 da liga mundial em 2023. “Estou super feliz em ser chamada para a etapa em São Chico, pra mim é um grande privilégio e me sinto honrada de conseguir competir com todas as melhores meninas do Brasil. Acho o evento incrível, a estrutura animal e as competições são de altíssimo nível, estou feliz de fazer parte disso mais uma vez”, diz Bela.
Já Alejo Muniz, de 34 anos, representa Santa Catarina há anos nas competições e fez parte do grupo dos melhores surfistas do mundo de 2011 a 2016, além de acumular títulos recentes como duas etapas do QS regional Sul-Americano em 2022, o Rip Curl Pro Playa Grande na Argentina e Circuito Banco do Brasil de Surfe em Ubatuba (SP). “Eu venho acompanhando o Dream Tour desde o ano passado junto com toda a galera e sempre tive muita vontade de competir. Vai ser muito legal competir pela primeira vez e praticamente em casa, no meu estado de Santa Catarina. Vou em busca do meu melhor e sei que o nível é muito alto, isso também me ajuda muito para outras competições. Vai ser uma honra participar dessa etapa do Corona Cero Dream Tour – São Chico – SC”, conta Alejo.
As ações socioambientais também fazem parte da 3ª etapa do Circuito. O Dream Tour das Comunidades, um campeonato social que acontece paralelamente às competições oficiais e é assinado pelo Instituto Aegea, responsável pelas iniciativas socioambientais da Aegea, em parceria com a CBSurf, acontecerá novamente promovendo coletividade e espírito de equipe, desta vez com a Escola Municipal de Surfe. Integrando o meio ambiente às ações da competição, o projeto Sonho Azul também acontecerá na Prainha, agora com a ONG Ecosurf em uma ação de iniciativa do Instituto Aegea e Blue Keepers, do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, em parceria com a concessionária da Aegea, Águas de São Francisco do Sul. O movimento acontecerá no dia 21 de setembro, em celebração ao Dia Mundial do Mutirão de Limpeza.
Além do show dentro do mar, quem passar pela estrutura poderá aproveitar o PRIO Sessions, o sunset da PRIO com muita música e diversão. Nesta etapa, atração será a banda regional Dazaranha, que irá transformar o fim de tarde do sábado (21) em um momento de celebração. A iniciativa faz parte da plataforma de patrocínios da empresa I Love PRIO, que visa potencializar e unir projetos de esporte, cultura e educação para os mais diversos públicos.
A competição será transmitida ao vivo no canal CBSurfPLAY do YouTube e estará disponível no sportv a partir das semifinais.