Três pinturas do artista de rua Banksy foram vendidas em um leilão por $2.9 milhões.
Quem informou foi a casa de leilão londrina Sotheby’s, a responsável pelo leilão.
Os recursos obtidos com a venda serão destinados à construção de um serviço especializado em acidentes vasculares cerebrais agudos, em um hospital de Belém, na Cisjordânia.
LEIA TAMBÉM: Ali Kassem: Da guerra ao surf
“Vista do Mar Mediterrâneo”
“Vista do Mar Mediterrâneo, 2017” é o título do tríptico de pinturas a óleo: uma resposta de Banksy à crise migratória que afeta a Europa desde 2010.
Segundo a Sotheby’s, a obra foi feita a partir de “três antigas telas românticas que representavam paisagens marítimas do século 19”.
As telas retratam três vistas de um mar agitado e coletes salva-vidas laranja espalhados pela praia.
LEIA TAMBÉM: Preso em Kandui, surfista da Costa Rica pega 180 segundos de tubos em 3 dias. Assista
De acordo com a Sotheby’s, Banksy “justapõe seu estilo inimitável e gênero artístico histórico apontando para uma questão política contemporânea: as mortes trágicas de milhares de migrantes que tentaram atravessar o Mediterrâneo para chegar à União Europeia”, escreveu a casa de leilões.
O artista, que mantém mistério sobre a sua identidade, fez vários grafites em Belém, onde abriu seu hotel, o The Walled Off, em 2017. Os quartos têm vista para o muro de separação erguido por Israel na Cisjordânia, um território palestino que ocupa desde 1967.
Sobre Banksy
Banksy é o pseudônimo de um artista pintor de graffiti, pintor de telas, ativista político e diretor de cinema britânico. A sua arte de rua satírica e subversiva combina humor negro e graffiti feito com uma distinta técnica de estêncil. Seus trabalhos de comentários sociais e políticos podem ser encontrados em ruas, muros e pontes de cidades por todo o mundo.