Publicidade:

Prêmio que avalia e classifica praias sustentáveis quer crescer no Brasil

Famosa na Europa desde a década de 1980, a premiação internacional que avalia e classifica praias com uma bandeira azul quer crescer no Brasil.

+ Metade das praias do mundo poderá desaparecer até 2100

+ Sete praias para você aprender a surfar 

+ Site lista 10 praias mais legalizadas no Brasil 

Levando em conta critérios ligados à sustentabilidade, como atividades de educação ambiental, monitoramento de recifes e corais, tratamento de esgoto, manutenção de prédios da orla, atuação de salva-vidas, equipamentos de primeiros socorros, coleta seletiva de lixo, fornecimento de água potável e banheiros com tratamento de esgoto, por exemplo, análise foca em praias urbanas, e/ou de alta circulação.

Presente em 49 países na União Europeia, o ‘selo’ entrega uma “bandeira azul” para as praias que cumpram requisitos ambientais e de responsabilidade social e comunitária, que podem ser ou não renovados de ano a ano – o que mantém o compromisso com a manutenção desses locais sempre vivo.

Além da praias, são avaliados marinas e embarcações de turismo, que, por serem públicas, devem ser inscritas pelos governos. A partir daí, técnicos do programa analisam o local e emitem um parecer que passa inicialmente por um júri nacional e, na sequência, vai a um júri internacional, que decide pela inclusão ou não da praia na lista de premiadas daquele ano.

Em comparação com a Europa, que conta com centenas de praias na lista, a premiação é pouco conhecida no Brasil: 18 praias nacionais contam com bandeiras azuis – e a maioria delas fica em Santa Catarina.

As praias que fazem parte da lista e contam com bandeiras azuis acabam oferecendo aos visitantes uma estrutura mais completa de serviços e respeito a regras sociais e ambientais, além de mais segurança.

Confira a lista das praias com a bandeira azul, no Brasil:

Praia da Lagoa do Peri – Florianópolis/SC
Praia Grande – Governador Celso Ramos/SC
Praia do Conceição – Bombinhas/SC
Praia de Mariscal – Bombinhas/SC
Praia de Quatro Ilhas – Bombinhas/SC
Praia do Estaleirinho – Balneário Camboriú/SC
Praia do Estaleiro – Balneário Camboriú/SC
Praia Grande – Penha/SC Praia de Piçarras – Balneário Piçarras/SC
Praia da Saudade (Prainha) – São Francisco do Sul/SC
Praia do Forte – São Francisco do Sul/SC
Praia do Tombo – Guarujá/SP
Prainha – Rio de Janeiro/RJ
Praia da Reserva – Rio de Janeiro/RJ
Praia do Peró – Cabo Frio/RJ
Praia de Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, Ilha do Frade – Salvador/BA
Praia de Guarajuba – Camaçari/BA
Praia de Itacimirim – Camaçari/BA

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias