Entre domingo (7) e segunda-feira (8), pesquisadores registraram ao menos 11 baleias jubartes em Ilhabela, litoral norte de São Paulo.

Os avistamentos das baleias jubartes aconteceram na região da Ponta de Sepituba e também a partir de pontos fixos e no mar, como na região do Bonete.

Júlio Cardoso, o fundador do Projeto Baleia à Vista, é o responsável pelos registros. Seu projeto visa monitorar e levantar informações sobre as espécies de baleias e golfinhos que frequentam a região de São Sebastião e Ilhabela.

baleia jubarte

Pelo menos 10 baleias passaram pela região entre domingo e segunda. Foto: Julio Cardoso

“Elas faziam manobras de bater a nadadeira peitoral. Depois avistamos outro borrifo. A temporada das baleias realmente começou com tudo. Pelo menos 10 baleias passaram pela região entre domingo e esta segunda. Os números de 2020 prometem ser interessantes”, disse Cardoso.

Os avistamentos são mais comuns nessa época do ano, mas neste ano as baleias chegaram ao litoral norte de São Paulo mais cedo. Em 2019 o projeto contabilizou 350 animais passando pela região do litoral norte paulista.

O monitoramento do projeto é realizado de barco e também com um ponto fixo, do projeto Viva Baleias e Golfinhos, todos em parceria com o Instituto Baleia Jubarte.

O trabalho realizado envolve uma foto identificação de cada baleia. Quando ela mergulha, levanta a cauda e a parte debaixo fica visível. E essa cauda debaixo é considerada a “digital” do animal.