Uma baleia-jubarte foi vista saltando no canal entre as cidades de São Sebastião e Ilhabela, no dia 26 de maio.
De acordo com os pesquisadores, estima-se esse animal tenha três ou quatro anos de vida e oito metros de cumprimento.
Confira:
+ Mulher é atingida por rabo de baleia-jubarte na Austrália
+ Saiba sobre a hipótese que pode explicar o maior avistamento de tubarões no Brasil recentemente
É comum encontrar jubartes por ali, pois todos os anos elas saem das águas geladas da Antártica e sobem pelo litoral brasileiro. A viagem é à procura de águas quentinhas e de, quem sabe, um (a) parceiro (a).
“Os filhotes nascem com uma camada de gordura muito fina, e não aguentariam nascer com a água gelada da antártica. Costumam dar à luz aqui no Brasil, do sudeste para cima”, foi o que contou o Marcel Morais, autor do vídeo, pesquisador voluntário do projeto Baleia À Vista, de Ilhabela, à jornalista da CNN Brasil.
“Eu estava pegando a balsa que faz a travessia até a ilha, umas 9h da manhã, e já me avisaram que tinha uma baleia no canal. Logo fomos para a água e ficamos observando. Ela saltou três vezes! É fantástico!”
Os navios do porto de São Sebastião são avisados da presença do animal para que as manobras sejam mais cuidadosas e não haja o risco de machucá-lo. “Já teve caso da baleia passar pertinho da balsa e o pessoal ficar olhando de perto.”
“Ainda não sabemos o motivo pelo qual as baleias ficam ali paradas; talvez à procura de alimento, por isso observamos muito para entender o comportamento delas”, explica Marcel.
Baleias adultas podem pesar entre 30 e 40 toneladas e costumam se alimentar de um animalzinho chamado Krill, parecido com um camarão. Precisam de toneladas para se sentirem satisfeitas – que não existem aqui no Brasil, mas na região antártica.
“E os juvenis, acredita-se, como ainda não possuem uma condição corpórea adequada para suportarem meses sem se alimentar, eventualmente buscam alimentos nas regiões costeiras”, explicou Marcel.
De acordo com Julio Cardoso, coordenador do projeto Baleia à Vista, as baleias saltam por prazer. “Imaginamos que estão se divertindo. E esse movimento tem outras consequências. Eventualmente se limpar, se alongar. O salto faz um ruído enorme, e isso também pode ser uma comunicação entre as baleias. Quando uma salta, é comum ver outra saltando à distância”, explicou Cardoso.
Baleias também trocam a pele, e o salto pode ser uma espécie de ajudinha para que isso aconteça.
“Além de saltar elas também batem cauda, batem as nadadeiras, e o salto é o mais lindo de todos. É fantástico!”