Publicidade:

Baleia encontrada morta na Indonésia com mais de MIL peças plásticas no estômago

Os mais de mil itens plásticos engolidos pela baleia cachalote somavam seis quilos, entre sacolas, copos descartáveis, garrafas, sandálias e outras peças

Por Redação HC

Em mais um triste exemplo do inaceitável nível de poluição plástica nos oceanos do planeta, uma baleia cachalote foi encontrada morta na Indonésia com mais de mil peças de plásticas em seu estômago. Entre sacolas, garrafas, sandálias e 115 copos descartáveis, a baleia tinha ingerido quase 6 quilos de lixo plástico.

“Embora não saibamos a causa de sua morte, esses fatos são horríveis”, disse Dwu Suprapti, coordenador de conservação de espécies marinhas da ONG WWF na Indonésia, à reportagem do canal de televisão norte-americano CNN.

A baleia de quase 10 metros de comprimento foi encontrada no começo da semana próxima à ilha de Kapota, no Parque Nacional Wakatobi.


No início do mês de agosto deste ano, em um evento parecido, um grupo conservacionista contou mais de 80 sacolas plásticas no estômago de uma baleia encontrada morta na Tailândia.

O sudeste asiático, e a Indonésia, em particular, é uma região extremamente afetada pelos altos níveis de poluição plástica nos oceanos. Em maio deste ano, a ONG Parley for the oceans adotou a ilha de Bali como parte de seu projeto 100 islands, que pretende eliminar completamente o lixo plástico de 100 ilhas no planeta até 2020. Na ocasião, o nome da quinta etapa do circuito mundial da WSL, que aconteceria na ilha, foi mudada para Corona Bali Protected, para chamar a atenção à questão da preservação dos mares.

Imagem: reprodução/WWF

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias