24.7 C
Suva
sexta-feira, 6 dezembro, 2024
24.7 C
Suva
sexta-feira, 6 dezembro, 2024

Ataque de tubarão em Maui: Surfista que perdeu a perna diz que está “ansioso para voltar ao mar”

Na última sexta-feira (1), o surfista Kenji Nonoka, de 61 anos, foi atacado por um tubarão enquanto surfava no Waiehu Beach Park, na ilha de Maui, Havaí. O animal o atacou de surpresa, mordendo sua perna direita e amputando-a abaixo do joelho. Segundo reportagem da Khon2 News, Nonoka não percebeu a aproximação do tubarão antes do ataque.

A equipe de polícia de Maui foi a primeira a chegar ao local e rapidamente aplicou dois torniquetes na perna de Nonoka para conter o sangramento. Ele foi então levado ao Maui Memorial Medical Center em estado crítico, mas consciente.

Dias após o incidente, há atualizações sobre o estado de saúde de Nonoka. De acordo com familiares, o surfista saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e está agora na Unidade de Cuidados Progressivos (PCU), completamente lúcido e emocionado com as mensagens de apoio que recebeu da comunidade local e de outros lugares. Uma campanha de arrecadação de fundos foi organizada para auxiliar em sua recuperação. “Kenji e Tomoko estão muito gratos por todo o apoio. Ele passou a tarde falando sobre seu amor pelo oceano e pelo surfe em Waiehu. Esse acidente não diminuiu seu entusiasmo pela vida” disseram os familiares em depoimento publicado no site da revista Surfer.

+ Mundial de Parasurf 2024 é aberto oficialmente em Huntington Beach

Kenji permanece positivo em relação ao longo processo de recuperação que tem pela frente, e em suas próprias palavras otimistas, declarou: “Amanhã será melhor!” Até o momento, a campanha GoFundMe já arrecadou mais de $60,000 dos $100,000 necessários.

Uma amiga próxima de Nonoka, Renee Wilcox, que costuma surfar com ele quase todas as manhãs, compartilhou suas reflexões: “Quando falei com ele no hospital, ele estava ansioso para voltar ao mar. Ele comentou sobre o quanto ama o oceano e que talvez comece com o boogie boarding antes de voltar ao surfe.” Wilcox destacou o quão dedicado e positivo é o amigo, acrescentando: “É assustador para todos nós, pois sempre pensamos que isso não vai acontecer conosco. Ele é uma pessoa muito trabalhadora e saudável, e é difícil ver algo assim acontecer a alguém tão incrível.”

O estado de Nonoka foi reclassificado de “crítico” para “grave” e, apesar do choque do ataque, ele continua focado em sua recuperação.

Este incidente ocorre em um período de maior movimentação de tubarões em Maui. Estudos revelados pelo National Geographic apontam que tubarões-tigre, conhecidos por serem agressivos, tendem a se concentrar nas águas da ilha durante o inverno para acasalar.

Com a chegada do inverno, surfistas em Maui são orientados a redobrar a atenção. Para Kenji Nonoka, entretanto, o mar continua sendo uma fonte de paixão, sua determinação em se recuperar e retornar ao oceano inspira toda a comunidade do surf.

Com informações de Surfer e Khon2 News

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias