A crença popular diz que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. E um ataque de tubarão? Pode acontecer de um mesmo surfista ser atacado duas vezes por um tubarão, e na mesma praia? A primeira condição, obviamente, é que ele tenha sobrevivido ao primeiro ataque. Pois foi o caso de Cole Taschman, que acabou de sobreviver ao segundo ataque de tubarão em Bathtub Beach, no condado de Martin, na Flórida
Taschman estava surfando com amigos na sexta-feira passada, 25 de outubro, quando um tubarão de cerca de 2,5 metros cravou os dentes na sua perna. “Eu olhei para trás e ele estava nas minhas costas”, disse Taschman a um canal de notícias local. “Eu apenas vi no último segundo ele meio que afundando e então ele meio que se moveu para o lado. Eu meio que pude ver a silhueta dele.”
O surfista floridense finalmente conseguiu escapar das mandíbulas do tubarão e pegar uma onda até a areia, onde amigos e testemunhas usaram uma cordinha de prancha de surf para aplicar um torniquete, provavelmente salvando sua vida. Um amigo e a namorada de Taschman o levaram diretamente para um hospital próximo. A caminho, ele foi mantido consciente por água jogada nele a cada desmaio de dor. No hospital, recebeu tratamento médico de emergência, incluindo 93 pontos em duas cirurgias.
Na mesma Bathtub Beach, só que em 2013, Taschman já havia sido presa de um tubarão. Segundo ele, o primeiro ataque não foi tão grave como desta vez, pois se tratava de um tubarão bem menor. Uma campanha GoFundMe foi lançada por sua namorada, Ana Peci, para ajudar a pagar as despesas médicas.
“O tubarão mordeu ambos os pés ao mesmo tempo e ele sofreu danos nos tendões e ferimentos profundos, quase perdendo os dois pés”, descreve ela. Taschman não tem plano de saúde e não poderá trabalhar nos próximos três meses, como capitão de uma embarcação de pesca. “Ele está atualmente preso a uma cadeira de rodas e tem um longo caminho para a recuperação.”
Duas últimas informações. Bathtub Beach fica a cerca de 64 quilômetros ao sul de Vero Beach e 240 quilômetros ao norte de New Smyrna Beach, que é amplamente considerada a capital mundial das mordidas de tubarão. E raios caem sim no mesmo lugar, da mesma maneira que ataques de tubarão.
+Surfistas resgatam pescadores atingidos por onda durante competição