26 C
Papeete
quinta-feira, 23 maio, 2024
26 C
Papeete
quinta-feira, 23 maio, 2024

Após décadas de luta, finalmente Pq.do Ibirapuera ganha pista de skate

A data de 17 de novembro de 2022 é um marco para o skate paulista, pois assinala a entrega da pista de skate pública do Parque do Ibirapuera, a Ibira Skate Park, localizada no final da Ladeira da Preguiça, ao lado das quadras.

A pista de street ocupou papel fundamental na luta de muitos skatistas ao longo dos anos.

“Nosso objetivo é fomentar diferentes modalidades esportivas no Ibirapuera. No início da nossa gestão, realizamos pesquisas e identificamos que uma das principais necessidades dos skatistas era a construção de um local específico para a prática do esporte. A entrega da pista, por meio dessa parceria com a Nike, vai ao encontro da nossa meta de contribuir para o fortalecimento do skate na capital”, afirmou Samuel Lloyd, diretor da Urbia, que administra o Parque, à reportagem do Uol.com.br.

LEIA: Skate no Brasil – da criminalização ao Olimpo

“A Nike acredita no poder do esporte como agente transformador da sociedade, por isso, a ampliação do acesso e a democratização do esporte é fundamental. Sabendo da forte conexão entre o skate e o parque, nada mais justo do que tornar real a luta dos skatistas paulistanos. Esperamos que o novo espaço consiga impulsionar e trazer ainda mais fãs para a modalidade”, disse Gustavo Viana, diretor de marketing da Fisia, Distribuidora Oficial Nike no Brasil, a patrocinadora da pista.

A pista: um Raio-X 

Inaugurada na quinta-feira passada, 17/11, com uma grande festa com DJs, competições abertas ao público e celebridades e personalidades do mundo do skate, a pista foi projetada pelo arquiteto Thiago Gonçalves, junto com o skatista da seleção brasileira Murilo Peres, do pai Danilo e do irmão Caio, proprietários da Pug Skateparks, que já construíram pistas como a Cavepool, a do Clube Pinheiros, a do Red Bull Skate Levels e realizaram a reforma da pista pública de São Bernardo do Campo.

A pista tem área total de 600 metros quadrados e oferece cerca de 18 obstáculos entre corrimãos, “hubbas’, gaps, “fun box”e rampas de 45 graus de nível moderado, além de iluminação de Led nos obstáculos, o que a transforma a obra em uma das mais modernas do mundo.

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Sérgio de Souza (@serjosoza)

Fotos: Sergio de Souza / @serjosoza / Uol.com.br

“A pista é um modelo mais básico, que atende muito bem iniciantes e profissionais, com a ausência de obstáculos muito difíceis ou agressivos como vistos na Street League. O diferencial é o formato em X, onde nosso desafio foi desenhar uma pista tão pequena para um parque tão movimentado”, disse Caio Peres, um dos diretores da Pug Skateparks.

Para o arquiteto, a altura dos obstáculos (que poderia ser maior), teve de se adequar ao projeto arquitetônico e regras ambientais do Parque, mas mesmo assim irá proporcionar ambiente para competições, treinamento profissional e evolução ilimitada dos praticantes.

Para o skatista Fabio “Bolota”, de 56 anos, que editou o fanzine IbiraBoys – Residência Resistência, distribuído durante a festividade “a Ibira Skate Park é uma pista bonita de se ver, bem eclética com obstáculos modernos, que nem dá vontade de usar para deixar limpa como ela está”, brincou o skatista que faz parte dessa geração de skatistas pioneiros ainda em atividade.

SERVIÇO

Local: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana Portão: 5
Horário de funcionamento: 5h à 0h
Recomendações: Crianças menores de idade estejam sempre acompanhadas pelos pais ou responsáveis.

Via Uol.com.br

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias