Publicidade:

Após 5 meses de ataque de tubarão, Praia do Sueste, em Noronha, reabre para turistas

A praia do Sueste, no arquipélago de Fernando de Noronha, estava fechada aos turistas, desde o dia 28 de janeiro, devido a um ataque de tubarão a uma menina de 8 anos. Após mais de cinco meses, as areias da praia agora estão liberadas para visitação.

+ Tubarão é flagrado “surfando” em Fernando de Noronha
+ As 8 melhores praias de nudismo do mundo
+ VÍDEO: Italo Ferreira sabe o caminho dos tubos em Fernando de Noronha

O instituto Chico Mendes (ICMBio) e o Parque Nacional marinho de Fernando de Noronha anunciaram as novas medidas que começaram a valer na última sexta-feira (1), como parte da segunda fase de reabertura do local ao público.

Turistas que queiram curtir praia nas areias do Sueste deverão assistir a um vídeo de orientação sobre as particularidades do lugar, para assim decidir quais atividades realizarão na área.O banho de mar segue proibido, exceto por quem for praticar mergulho livre.

Os visitantes que forem mergulhar devem seguir as seguintes regras:

  • visualização de video institucional orientativo;
  • acesso limitado ao lado direito da baía;
  • grupo com, pelo menos, quatro pessoas;
  • uso obrigatório de máscara, snorkel, nadadeiras e colete salva-vidas;
  • uso de boia extra a ser rebocada após o mergulho do grupo.

Além disso, nos dias em que a água está turva, a visita a praia do Sueste, em Noronha, não será permitida. Para conferir qual é status do local para turistas, é necessário consultar os funcionários do parque presentes na área.

O local teve sua reabertura parcial dois meses depois do ataque, no dia 28 de março, quando a praia foi reaberta apenas para os grupos de mergulhadores, exceto em dias de avistamento de tubarão-tigre.

Desde então, segundo o jornal Diário de Pernambuco, o órgão federal que administra o parque, o ICMBio, vem realizando estudos de monitoramento da área, que envolvem: testes de medidas mitigadoras de incidentes com tubarões, análise diária das condições de mergulho e implementação de medidas de segurança voltadas para o mergulho livre.

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias