Em vez de abrir em 11 de setembro conforme havia sido anunciado há alguns dias, Bali pode reabrir ao turismo apenas em 2021.
No início da semana, o Ministro Coordenador de Assuntos Marítimos e Investimentos da Indonésia, Luhut Binsar Panjaitan, declarou que os planos seriam abrir em 11 de setembro de 2020.
Mas Panjaitan mudou de opinião, dizendo que a abertura de Bali ao turismo internacional poderia ser adiada até o final deste ano.
“Queremos 70% dos turistas domésticos. O problema dos turistas estrangeiros é que não aceitaremos até o final do ano,” disse Luhut em webinar realizado pela APINDO nessa quinta-feira (13/8).
Se sua afirmação for verdadeira, o plano do governador de Bali Wayan Koster de reabrir Bali para o turismo internacional em 11 de setembro pode ser adiado.
Não houve nenhuma declaração oficial feita pelo governo indonésio.
Até que o presidente Joko Widodo libere um decreto oficial do governo, tudo que os viajantes podem fazer é esperar e torcer para que Bali reabra.
Números do coronavírus diminuem
No entanto, Luhut disse que casos positivos de Covid-19 estão caindo em Bali e as atrações turísticas estão começando a receber visitantes novamente.
“Estamos gratos porque, após duas semanas, o número de Covid-19 em Bali diminuiu. O governador disse que havia ervas locais, bebeu o vinho delas. Quer seja verdade ou não, o importante parece ter caído, eu apenas apoio”, afirmou Luhut.
O governador de Bali, Wayan Koster, tem pressionado o governo indonésio para suspender a proibição geral do turismo estrangeiro.
No mês passado, Koster emitiu um decreto sobre a implementação de novos protocolos de saúde para ajudar a proteger os turistas nacionais e estrangeiros que visitam a ilha.
O Ministro do Turismo e Economia Criativa, Wishnutama, afirmou que o governo se concentraria nos 8 milhões de indonésios que costumam viajar para o exterior para viajar no país.
“Vamos nos concentrar em fazer com que os indonésios viajem localmente, para que os US $ 9 bilhões que gastam no exterior sejam gastos na Indonésia”, afirmou Wishnutama.