Foi divulgado nesta terça (24) o primeiro trailer oficial de Andy Irons: Kissed By God. Durante muito tempo, houve a dúvida sobre o que o filme mostraria e o que ele deixaria de mostrar sobre a vida de Andy. Mais especificamente, sobre sua relação com as drogas, o que eventualmente provocou sua morte, sozinho em um quarto de hotel em Dallas.
Após um teaser deixar algumas pistas, o trailer e a própria divulgação oficial indicam que o filme não se esquivou de nenhum assunto cabeludo. “Um filme sobre transtorno bipolar e vício em opiáceos visto através da vida do três vezes campeão mundial de surf Andy Irons”, diz o texto no site do filme.
“Conforme o vício em opiáceos cresce e se torna uma emergência nacional nos Estados Unidos, a história não contada da vida de Andy Irons vem para quebrar os mitos associados a essas duas ferozes doenças”, continua o texto.
Pode parecer que as menções ao vício em opiáceos em vez do uso de cocaína – que também é citado no filme – sejam uma espécie de aliviada na barra do ídolo. Não é o caso. O fácil acesso a drogas do tipo, como a Oxicodona e muitas inclusive de prescrição legal, é um problema crítico nos Estados Unidos, e o fato delas chamarem menos a atenção do público só as torna mais perigosas.
O filme, é claro, não fala apenas da relação de Andy com as drogas e do transtorno bipolar. Há muito mais para se contar na vida de um dos maiores surfistas de todos os tempos, e as imagens mostram desde os primeiros passos com as pranchas no Kauai até os últimos troféus conquistados nos circuitos da então ASP.
A história é contada por depoimentos de praticamente todas as pessoas que compartilharam dos momentos mais importantes da vida de Andy, desde seu irmão Bruce e sua esposa, Lyndie, até o grande rival Kelly Slater e outros competidores do circuito. Ao que consta, as entrevistas gravadas para o filme arrancaram lágrimas de todos os participantes, incluindo o sempre gelado Slater.
Andy Irons: Kissed By God fará sua estreia mundial no dia 2 de maio, quarta-feira, em um sessão única em Los Angeles. Um número limitado de ingressos foi disponibilizado ao público (você pode tentar comprar o seu aqui).
Por enquanto, ainda não há previsão para o lançamento do filme nos cinemas do Brasil ou em plataformas online.