Publicidade:

Águas de Gaia leva o surf como ferramenta terapêutica para mulheres

Projeto social Águas de Gaia pretende formar rede de surf entre mulheres e aprofundar consciência ambiental

A partir de 8 outubro de 2021, o projeto esportivo com viés social Águas de Gaia chega na Praia Pé de Serra, em Serra Grande, litoral sul da Bahia, com aulas de surf e práticas corporais de mulheres para mulheres.

O surf é o principal veículo para as vivências do projeto cuja metodologia ancora-se nos pilares da inclusão social, saúde integral  e conscientização ambiental.

Partindo da conscientização ambiental, a ideia do projeto é fortalecer a cultura oceânica, ou seja, despertar mulheres para sua conexão natural com o oceano, favorecendo o empoderamento e o reconhecimento desse importante sistema aquático na origem e manutenção da vida.

“No Brasil, mesmo com vasta costa litorânea, não temos cultura oceânica e sim de praia; a maioria das pessoas sabe pouco a respeito do oceano, tanto em relação à sua leitura e à percepção dos seus fenômenos quanto sua importância na vida de todos os seres,“ conta Cristiane Brosso, idealizadora do projeto.

PRIMEIRA EDIÇÃO NA BAHIA

Águas de Gaia inicialmente chega em outubro de 2021 na Praia Pé de Serra, em Serra Grande, na Bahia, aonde oferecerá por dois meses vivências para 150 mulheres com mais de 18 anos de diferentes comunidades. Depois embarca para o próximo destino, a Praia da Taíba, no Ceará, a partir de dezembro de 2021.

As datas das vivências serão divulgadas e estão sujeitas à previsão das ondas e à definição das turmas participantes.

O projeto é destinado a todas as pessoas que se consideram mulheres e pretende deixar um legado por onde passar.

Alimentação, transporte e cuidadora para filhos das mulheres participantes, estão incluídos nas vivências. “Sabemos que nós mulheres às vezes temos dificuldade de abrir espaço em nosso dia a dia para um momento só nosso, por isso fazemos o possível para facilitar a participação de todas,” reforça Brosso. 

Toda a equipe participante em cada núcleo será formada por mulheres locais, e o projeto capacitará instrutoras e monitoras de surf (ou stand up paddle quando em lagoas e represas) na metodologia do Águas de Gaia para que possam prosseguir com as vivências após o período do projeto.

COMO SE INSCREVER

Cada mulher – ou ONG – com interesse em participar, deve entrar em contato pelo e-mail aguasdegaia1@gmail.com ou por meio das redes sociais oficiais do projeto; @aguas.de.gaia, no Instagram, e @aguasdegaiaoficial, no Facebook.

O projeto Águas de Gaia Brasil é viabilizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, com patrocínio da WestRock, EDP Brasil, Cia Müller e Renascença.

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias