20.7 C
Suva
sábado, 7 setembro, 2024
20.7 C
Suva
sábado, 7 setembro, 2024

“A World Skate está forçando desrespeitosamente uma fusão”, condena Bob Burnquist

“Skate não tem voz dentro da World Skate. A World Skate está forçando autoritária e desrespeitosamente uma fusão das federações nacionais de Skate e Roller Sports. Somos o único esporte olímpico dentro da World Skate e, mesmo assim, continuamos sem voz dentro da federação internacional. Assine nossa petição para manter o Skate nas mãos daqueles que se importam com ele. Skate pertence aos skatistas.”

Assim escreve o lendário Bob Burnquist em suas redes sociais nesta sexta-feira, 20/01, acerca da possibilidade de que o skate tenha de se submeter à Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (CBHP).

+ “O futuro é plant-based”, diz Bob Burnquist em exclusiva

O trecho faz parte da petição criada por Burnquist, adereçada ao Comitê Internacional Olímpico, e elenca uma série de fatos em prol da decisão de manter o skate nas mãos dos próprios skatistas.

“Somos o único esporte olímpico dentro da World Skate. Trouxemos um grande público para as Olimpíadas e, mesmo assim, continuamos sem voz dentro da federação internacional. Nos congressos do World Skate, onde todas as decisões são tomadas, o Roller Sports tem 678 votos contra apenas 11 votos do Skateboarding. Hoje em dia, a World Skate sente-se no direito e no poder de dizer quem vai representar o Skate em cada país!”

No mesmo documento, Burnquist ressalta a união da comunidade do skate:

  • Entendemos que para chegar às Olimpíadas precisávamos nos organizar e, naquele momento, fazer parte de uma entidade esportiva já filiada ao COI.
  • Mas o Skate sempre foi conhecido por ser uma bandeira da contracultura, pelo seu estilo de vida e muito mais pela sua independência. Somos únicos, somos diferentes e manteremos sempre essas características. E foi isso que nos trouxe aqui.
  • Vamos demonstrar que a tentativa de domínio do Skate por outros esportes será frustrada e, futuramente, será classificada como mais um obstáculo que superamos em nossa história.
  • A Skateboarding seguirá firme e contra qualquer tentativa de nos silenciar, inclusive a perseguição aos nossos representantes, que levam nossa mensagem e compartilham de nossos interesses e desejos.Burnquist também aponta que a World Skate perdeu o prazo para o paraskate (adaptativo) entrar nas Paraolimpíadas de Los Angeles.
  • Agora teremos que correr atrás de uma nova tentativa de inscrição, mas apenas para as Olimpíadas de 2032!,” pontua Burnquist.
  • Diz também que a World Skate não inscreveu nenhuma outra modalidade de Skate para 2028, mas inscreveu 2 (DUAS!) modalidades de patins.
  • E que World Skate não possui um calendário de eventos para o ciclo classificatório para os Jogos de Paris 2024.

    + Confederação de patinação pode controlar o skate brasileiro

“É também do conhecimento geral que o presidente de uma federação nacional de Skate foi suspenso arbitrariamente, sob a acusação de criticar o “trabalho” da World Skate, num julgamento com 6 votos, 5 dos quais de pessoas envolvidas apenas com a Roller Sports.”

No mesmo post em sua rede social, que leva hashtags como “o skate representa o skate”e “no merger” (sem fusão, na tradução livre), Burnquist fomenta que todos assinem a petição.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias