O I Love PRIO Dream Tour Rio/RJ, competição que representa a Divisão Principal da Confederação Brasileira de Surf – CBSurf, e está em sua 4ª e decisiva etapa da temporada 2024, teve início na terça-feira (26). A disputa acontece na praia de São Conrado, no canto esquerdo, e a janela de competição, que vai até o dia 2 de dezembro, começou com muito sol e boas ondas.
Os homens foram os primeiros a cair na água nas 16 baterias que definiram a fase 2 da disputa. Logo na primeira bateria, o pernambucano Douglas Silva, campeão da etapa de São Chico e atual terceiro colocado no ranking, venceu com 11.06 pontos e avançou na competição junto com seu conterrâneo Alan Donato, que finalizou somando 7.47. “A primeira bateria sempre é difícil e tem aquela pressão, mas estou muito feliz em ter passado. Me sinto bem e com uma expectativa ótima para buscar o título. A primeira bateria mostrou muita solidez no meu surfe e essa onda parece bastante com a de Maracaípe, então estou feliz”, comenta Douglas.
Na bateria de número 9, o santista Edgard Groggia, atual líder do ranking, avançou para a segunda fase, com a somatória de 10.53, junto com o wildcard (atleta convidado) Rickson Falcão, de Saquarema, que finalizou a bateria com 10.33. Ambos eliminaram os paranaenses Peterson Crisanto e Lucas Cainan. “A bateria foi bem difícil, mas consegui achar duas ondas sólidas e esse era o meu objetivo. Fui feliz na minha bateria, mas estava com atletas fortes como Peterson, que sou fã desde novo. Fiz minha parte, estou com uma expectativa boa para esse evento com o coração leve e o que tiver que ser será”, diz Groggia.
O campeão mundial Adriano de Souza, o Mineirinho, e o cearense Artur Silva, atual segundo colocado no ranking, não avançaram na competição.
+ Gabriel Medina embarca em surf trip no Peru e surfa “onda infinita” em Pacasmayo
No período da tarde, as mulheres deram sequência à competição, e a primeira bateria já mostrou uma grande energia das surfistas que vieram ao Rio de Janeiro. A cearense Silvana Lima, hexacampeã brasileira, e a catarinense Tainá Hinckel, atual campeã, avançaram na bateria com a somatória de 7.00 e 9.63, respectivamente, contra a paranaense Jéssica Bianca que foi eliminada. “Minhas expectativas são as melhores. O Dream Tour é um evento irado e que gosto muito de participar. Fico superfeliz de estar aqui no Rio de Janeiro, é um lugar que gosto e me sinto bem”, diz Tainá.
As competições terminaram na terça (26) com a quarta bateria feminina da primeira fase. A catarinense Laura Raupp, atual segunda colocada no ranking, levou a melhor com a somatória de 8.24, avançando junto com Gabriely Vasque, do Paraná, que somou 6.43 pontos, e eliminando a cearense Vitória Carneiro “Foi uma bateria bem difícil, o mar deu uma parada, mas consegui achar umas esquerdas, mesmo com o sol deixando difícil de enxergar e a água gelada, mas estou feliz em ter passado esse primeiro desafio sendo vice-líder do ranking. Vamos com tudo para o resto do campeonato”, conta Laura.
Além do show de surfe, o evento oferece uma programação repleta de ativações exclusivas que conectam esporte, sustentabilidade, cultura e experiências inesquecíveis para atletas e público.
A competição será transmitida ao vivo no canal CBSurfPLAY do YouTube e estará disponível no sportv a partir das semifinais.