O australiano Ryan Callinan, atual 13º colocado no ranking do Championship Tour da WSL, e o português Frederico Morais, que perdeu sua vaga ao terminar o ano na 28ª posição, não irão competir pela Billabong em 2025. Os dois anunciaram, quase ao mesmo tempo, que estão fora da equipe da tradicional marca de surfwear.
Callinan estava há 19 anos com a Billabong, e Morais quase o mesmo tanto, com 18. Os dois agradeceram em suas manifestações de despedida o apoio recebido, que permitiu que se dedicassem de maneira integral ao ofício de competidores.
Ryan Callinan é reconhecido no Tour por sua disposição em botar pra baixo em ondas pesadas, como Pipeline. Foto: Cestari / WSL
com boas atuações em picos de respeito como Ryan fez um post no Instagram onde declarou que “Hoje é meu último dia como membro da equipe Billabong. Foram 19 anos incríveis! Esta marca me apoiou nos melhores e piores anos da minha vida até agora. As viagens, os amigos, as ondas, as risadas, as experiências, as casas, a equipe, os eventos, a direção criativa, o apoio e a família que me foram dados são muito especiais e algo que jamais esquecerei. Memórias que guardarei para sempre. Estou orgulhoso do que consegui alcançar com a Billabong e grato por ter recebido as oportunidades que me foram dadas para prosperar e ser o melhor que poderia ser. O fim de um longo capítulo. Animado para ver onde a vida me leva. Avante e para cima”.
Já Morais teve seu depoimento final publicado num texto divulgado pela subsidiária portuguesa da empresa: “A marca Billabong fez parte de quase toda a minha carreira competitiva. Foi sempre com o maior orgulho e dedicação que a representei, mas chegou o momento de seguirmos caminhos diferentes. Vou continuar a minha carreira competitiva com o objetivo de me requalificar e representar Portugal não só na Europa, mas no mundo”.
Como é notório, a indústria do surfwear passa por uma grande crise mundial, o que vem acarretando em cortes nas maiores equipes do surf. A Billabong tem perdido atletas em sua equipe internacional, e também nas locais, nos diferentes países em que ela se faz presente. A marca, que já há vários anos é controlada pela mesma empresa que sua maior rival, a Quiksilver, passou por uma nova troca de proprietários no ano passado.
Em abril de 2023, o Authentic Brands Group fez uma oferta vinculativa para adquirir a Boardriders, Inc. da Oaktree Capital Management por US$1,25 bilhão. Boardriders inclui as marcas Quiksilver, Billabong, Roxy, RVCA, DC Shoes, Element, Von Zipper e Honolua. A aquisição foi finalizada em setembro de 2023.