A WSL anunciou que o Campeonato Mundial de Surfe Júnior de 2024 será realizado pela primeira vez em La Union, nas Filipinas. O evento ocorrerá na praia de Urbiztondo, em San Juan, de 13 a 19 de janeiro de 2025. O local escolhido é famoso por suas direitas de alta performance, já tendo sediado diversos eventos da Liga Mundial nos últimos dois anos, e promete oferecer ótimas condições para os jovens surfistas.
A edição de 2024 do Campeonato Mundial de Surfe Júnior da WSL contará com 24 surfistas masculinos e 24 femininos, com idade máxima de 20 anos, vindos de sete regiões diferentes do mundo. Os competidores buscam conquistar o título de uma das competições mais prestigiadas no calendário da liga.
+ CBSurf Rip Curl Grom Search começa com disputas acirradas no Guarujá
Jessie Miley-Dyer, Comissária da WSL, comentou sobre a importância do evento: “O Campeonato Mundial Júnior é um dos eventos mais prestigiados da WSL. Ele permite vislumbrar quem poderá competir pelos títulos mundiais no futuro, além de proporcionar aos jovens talentos uma valiosa experiência de competir no formato da CT (Championship Tour) em uma plataforma mundial. Participar e vencer esse campeonato foi um dos destaques da minha carreira profissional no surfe”.
A vitória no Campeonato Mundial de Surfe Júnior da WSL é um marco importante para jovens surfistas e já impulsionou carreiras como a de Gabriel Medina, Joel Parkinson, Sally Fitzgibbons, Andy Irons e Vahine Fierro. Para muitos, este evento é a porta de entrada para o circuito profissional de elite e uma oportunidade de mostrar seu potencial no cenário mundial.
Os 48 competidores, divididos igualmente entre homens e mulheres, representarão as sete regiões da WSL: Austrália/Oceania, Ásia, África, Europa, Havaí/Taiti Nui, América do Norte e América do Sul. Cada série regional selecionará dois homens e duas mulheres, além de um competidor wildcard por região, sendo que as Filipinas terão dois wildcards adicionais como país-sede.
A lista completa dos competidores será anunciada nos próximos meses, após a conclusão das temporadas regionais de qualificação nas regiões da Ásia e Austrália/Oceania.