Um dos momentos mais aguardados pelos líderes dos rankings das categorias Sub 10, 12, 14, 16 e 18, Masculino e Feminino, do Circuito Semillero Olas Pro Tour 2024, está prestes a acontecer. Os atletas selecionados participarão de um importante intercâmbio cultural e esportivo em Portugal, onde disputarão dois campeonatos locais de surf: um em Viana do Castelo, de 9 a 14 de outubro, e outro em Ericeira, de 14 a 18 de outubro, onde enfrentarão adversários franceses, portugueses e espanhóis.
Serão nove dias de aprendizado, com a troca de experiências entre diferentes culturas e muito surf nas ondas de excelência que os dois locais oferecem. Entre os competidores femininos estão Colomba Melus (Chile, Sub 10), Emma García (Peru, Sub 12) e Brianna Barthelmess (Peru, Sub 14, 16 e 18). No masculino, os selecionados são Guilherme Goulart (Brasil, Sub 10), Nicolas Oliveira (Brasil, Sub 14), Romano Menichetti (Chile, Sub 12) e Thiago Passeri (Argentina, Sub 16 e 18).
+ Nove surfistas do Brasil já estão confirmados no CT 2025
Esses jovens atletas garantiram suas vagas na equipe sul-americana e agora irão realizar o sonho de competir no Olas Pro Tour Europa – Portugal, evento reconhecido pela World Surf Cities Network, com etapas em Viana do Castelo e a grande final em Ericeira.
Além dos atletas classificados por mérito, outros foram contemplados com wild cards, totalizando 26 competidores: nove peruanos, sete brasileiros, cinco chilenos, dois americanos, um panamenho e dois argentinos. A delegação participará do Surf Camp Experience em Viana do Castelo e Ericeira, com o apoio integral da World Surf Cities Network. Acompanhe a lista completa dos atletas em olasperu.pe.
O Circuito Semillero Olas Pro Tour mobilizou mais de 400 participantes de países como Chile, Venezuela, Brasil, Argentina, Uruguai, Panamá, Nicarágua e Colômbia e tem como objetivo incentivar a nova geração de talentos do surf na América do Sul. “Esta viagem é a principal premiação para os melhores do ranking de 2024, e será a oportunidade de representar a América do Sul na Europa”, afirmou Roberto Muelas, responsável pelo circuito.
Além das competições, os atletas e o staff técnico visitarão locais históricos e importantes para o surf, como o Centro de Surf de Alto Rendimento em Viana do Castelo e a Reserva Mundial de Surf de Ericeira. Ambos os locais são ícones do desenvolvimento do surf na Europa, proporcionando uma experiência inesquecível para os jovens sul-americanos.