22.7 C
Suva
sábado, 5 outubro, 2024
22.7 C
Suva
sábado, 5 outubro, 2024

Brasil garante mais uma vaga no CT de 2025 com Alejo Muniz

Após a classificação de Samuel Pupo, na última quinta-feira, neste sábado, 05 de outubro, o Brasil garantiu mais um representante na elite do surfe mundial em 2025. Alejo Muniz assegurou sua vaga no WSL Championship Tour (CT) ao avançar às semifinais do Ericeira Pro, em Portugal, etapa crucial do Challenger Series. Após uma disputa emocionante contra o compatriota Edgard Groggia, Muniz manteve uma estratégia baseada em manobras poderosas, enquanto Groggia apostou em aéreos. A paciência de Alejo foi recompensada, e ele superou seu oponente em um confronto que selou seu retorno ao CT após oito anos.

Ao ouvir o som da buzina que decretava sua vitória, Alejo não conteve as lágrimas, emocionado por estar de volta à elite do surfe após um longo período afastado. “Oito anos desde que deixei o Tour. Passei por cirurgias, muitos altos e baixos. Tenho 34 anos, não sou mais uma criança, mas nunca deixei de acreditar em mim e especialmente em Deus. Rezei muito para ter só mais uma oportunidade. Essa é a lição que quero deixar para os meus filhos: acredite em você, trabalhe duro e sempre reze”, disse o surfista emocionado após a classificação.

Alejo é o terceiro brasileiro a garantir vaga no CT de 2025 através do Challenger Series deste ano. Antes dele, Ian Gouveia e Samuel Pupo já haviam assegurado suas posições no top 10 da competição. Agora, o trio se junta a grandes nomes do surfe brasileiro como Filipe Toledo, Gabriel Medina, Italo Ferreira, João Chianca, Tatiana Weston-Webb e Yago Dora, que já estavam confirmados na elite do surfe mundial.

Mais brasileiros protagonizaram grandes batalhas ao longo do dia em Ericeira. Samuel Pupo também brilhou em sua bateria, com um impressionante somatório de 18.04, a maior nota do evento até agora, superando Mateus Herdy em uma disputa acirrada. “Foi uma bateria muito divertida contra um dos meus melhores amigos. Sabia que precisaria me superar, pois o Mateus é um surfista incrível. Tentei escolher as melhores ondas e estou feliz por ter conseguido a vitória”, disse Samuel.

Ericeira Pro
Mateus Herdy perde duelo de alto nível para Samuel Pupo e agora precisará vencer em Saquarema para garantir uma vaga no CT em 2025. Foto: Manel Geada/ World Surf League

O último dia de competição em Ericeira acontece neste domingo (6). Alejo Muniz enfrenta o australiano Callum Robson nas semifinais, enquanto Samuel Pupo disputa uma vaga na final contra o também australiano Joel Vaughan.

Após Ericeira, a última etapa do Challenger Series será em Saquarema, no Brasil, entre os dias 12 e 20 de outubro, onde outros brasileiros como Miguel Pupo, Edgard Groggia e Michael Rodrigues tentarão garantir suas vagas no CT de 2025. Entre as mulheres, a brasileira Luana Silva ainda está na briga por uma vaga na elite mundial.

Laura Raupp em quinto lugar

Entre as mulheres Laura Raupp, última brasileira “viva” na competição, foi eliminada pela australiana Sally Fitzgibbons. Laura começou bem o confronto, mas acabou ficando atrás após Sally obter 6.50 pontos, assumir a liderança com uma boa diferença. Laura precisava de 7.33 para virar o placar, mas, apesar de melhorar sua pontuação para 4.63 em suas últimas ondas, foi derrotada por 12.33 a 9.63. O quinto lugar conquistado é o melhor resultado de Laura no Challenger Series deste ano.

HIGHLIGHTS 

RESULTADOS DO DIA

Quartas de final Feminino

1 Sally Fitzgibbons (AUS) 12.33 x 9.63 Laura Raupp (BRA)

2 Noah Klapp (ALE) 11.47 x 10.34 Yolanda Hopkins (POR)

3 Kirra Pinkerton (EUA) 11.16 x 8.60 Bella Kenworthy (EUA)

4 Tya Zebrowski (FRA) 14.26 x 13.30 Isabella Nichols (AUS)

Quartas de final Masculino

Alejo Muniz (BRA) 14.20 x 13.93 Edgard Groggia (BRA)

2 Callum Robson (AUS) 11.33 x 11.00 Kanoa Igarashi (JPN)

3 Joel Vaughan (AUS) 10.33 x 4.53 Miguel Pupo (BRA)

Samuel Pupo (BRA) 18.04 x 17.30 Mateus Herdy (BRA)

Semifinais Feminino

1 Sally Fitzgibbons (AUS) x Noah Klapp (ALE)

2 Kirra Pinkerton (EUA) x Tya Zebrowski (FRA)

Semifinais Masculino

Alejo Muniz (BRA) x Callum Robson (AUS)

2 Joel Vaughan (AUS) x Samuel Pupo (BRA)

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias