O brasileiro Samuel Pupo garantiu nesta quinta-feira (03) sua classificação para a elite mundial do surf, o WSL Championship Tour (CT) de 2025, ao avançar para as oitavas de final da penúltima etapa da Challenger Series (CS), em Ericeira, Portugal. O feito veio após uma excelente performance na fase eliminatória, onde Pupo somou 13.27 pontos, assegurando sua vaga na próxima fase.
Na mesma bateria, o compatriota Rafael Teixeira também brilhou com um somatório de 14.17 pontos, deixando para trás o francês Gatien Delahaye (11.70) e o americano Taro Watanabe (10.17). Com a combinação de resultados, Samuel Pupo consolidou sua posição entre os 10 primeiros do ranking da CS, garantindo que não poderá ser ultrapassado pelo 11º colocado, o que o coloca oficialmente no CT de 2025.
+ Brasil busca o tricampeonato no Pan-Americano de Surfe
Pupo já havia disputado o WSL Championship Tour no início de 2024, mas foi eliminado após o corte do meio da temporada. Terminando em 23º lugar no ranking da temporada anterior, ele precisou batalhar nas etapas da Challenger Series para recuperar sua vaga na elite mundial. Com o desempenho em Portugal, o brasileiro alcançou seu objetivo.
Além de Samuel, outros seis atletas brasileiros ainda estão na disputa por uma vaga no CT através da Challenger Series: Alejo Muniz (3º no ranking), Miguel Pupo (5º), Michael Rodrigues (7º) e Edgard Groggia (9º). No feminino, Luana Silva ocupa a 7ª colocação e é a única brasileira na briga por uma das cinco vagas disponíveis.
Em agosto deste ano, Ian Gouveia também garantiu seu retorno ao CT, após uma performance de destaque na etapa da Challenger Series realizada na Califórnia, Estados Unidos.
Com a classificação de Samuel Pupo e as boas chances de outros atletas brasileiros, o país segue forte na disputa por posições no circuito mundial de 2025.