Os brasileiros Gabriel Medina e Italo Ferreira, dois dos maiores nomes do surf mundial, passaram suas férias em Bali, aproveitando ao máximo as ondas de Uluwatu e arredores. Um vídeo recentemente publicado pelo canal Sea N Surf Bali, intitulado “Gabriel Medina e Italo Ferreira: Melhores Momentos Bali 2024. Quem Você Escolhe?“, mostra os surfistas em ação e leva os fãs a escolher quem brilhou mais durante a estadia.
A temporada de surf de 2024 foi marcada por contrastes significativos para Gabriel Medina e Italo Ferreira. Medina, atual número 7 do mundo, enfrentou um ano desafiador. Apesar de ser um dos favoritos do mundo, não conseguiu garantir uma vaga no WSL Finals. No Havaí, o tricampeão teve um dos seus piores desempenhos, resultando em uma pontuação descartada. Além disso, ele também não conseguiu chegar a nenhuma final de etapa em 2024, sendo seu melhor resultado nas semifinais de Portugal e Teahupo’o.
O surfista de Maresias, entretanto, se destacou na disputa olímpica, onde conquistou a medalha de bronze para o Brasil – apesar de a falta de ondas no dia final ter frustrado sua tentativa de ouro.
Por outro lado, Italo Ferreira, que não conseguiu vaga para as Olimpíadas, focou suas energias no circuito mundial. O potiguar começou o ano abaixo das expectativas e quase caiu no corte, mas protagonizou uma reviravolta impressionante ao longo da temporada. Após três anos sem vitórias, ele conquistou o título em Saquarema e, em seguida, venceu pela primeira vez a etapa de Teahupo’o. No evento decisivo WSL Finals, Italo chegou em 5º lugar e bateu na porta do título mundial ao vencer todas as baterias até a final contra John John Florence. Com uma performance surpreendente, Italo ficou com o vice-campeonato.
Após o ano de muito trabalho e pressão, os brasileiros escolheram Bali para suas férias, uma decisão incomum para ambos, que não haviam visitado a ilha em anos anteriores. O vídeo no YouTube captura os dois surfistas quebrando nas ondas de Uluwatu, com destaque para o estilo de Medina e a energia e variedade de manobras de Italo.
A mídia australiana especializada em surf, Stab, compartilhou uma onda de Medina, que rendeu elogios ao seu estilo – faceta essa que já foi muito criticada. “De onde apareceu esse surf estiloso! Mais disso, Gabs!”, comentou um seguidor.
Ver essa foto no Instagram
Quem levou a melhor em Bali? A resposta pode depender do gosto pessoal e é realmente subjetiva, mas não há dúvida de que ambos são gigantes. Com a temporada de 2025 se aproximando, fica a expectativa sobre como essa surftrip inspirará Medina e Italo em seus próximos desafios no circuito mundial.
+ O clássico filme Surf Adventures foi divisor de águas na minha carreira profissional