17.7 C
Suva
quinta-feira, 19 setembro, 2024
17.7 C
Suva
quinta-feira, 19 setembro, 2024

Maya Gabeira em mais um drop gigante com lançamento de documentário e livro

A bigrider brasileira Maya Gabeira está prestes a lançar dois novos projetos que prometem marcar sua carreira. O documentário “Maya and the Wave” e o livro “Maya Makes Waves” abordam diferentes aspectos de sua trajetória, tanto nas ondas quanto na vida fora d’água. Além disso, Gabeira já está em fase de edição do terceiro livro, previsto para ser lançado no próximo ano.

O documentário “Maya and the Wave” acompanha a trajetória da surfista desde 2013, quando ela enfrentou uma das maiores provações de sua carreira em Nazaré. Durante uma sessão em que as ondas ultrapassavam os 20 metros de altura, Maya sofreu um acidente quase fatal. A escolha da onda, aliada à falta de experiência e ao tamanho do mar, resultou em uma vaca violenta que lhe causou fraturas na perna e graves lesões na coluna. “Nazaré estava além do que estávamos acostumados… A escolha da onda em si não foi certa. Muitas coisas eu atribuo à falta de experiência e ao nível de perigo que Nazaré apresenta quando está tão grande”, relembra Maya em entrevista ao site californiano, Surfer.

Após o acidente, Maya enfrentou um longo e doloroso processo de recuperação, que incluiu várias cirurgias e um afastamento de quatro anos das competições. No entanto, em vez de desistir, ela usou esse tempo para se reerguer, retornando a Nazaré em 2020 para enfrentar a mesma onda que quase lhe tirou a vida. E dessa vez, ela triunfou. Ao surfar uma onda de 22,4 metros, Maya estabeleceu um novo recorde mundial, tornando-se a mulher a surfar a maior onda já registrada. “Eu sabia que qualquer boa onda [naquele dia] seria um recorde mundial para mulheres. Foi um dia especial de surf”, comentou a surfista sobre o feito que marcou não só sua carreira, mas também a história do surf feminino.

Enquanto o documentário se aprofunda na jornada de Maya nas ondas gigantes, seu novo livro infantil, “Maya Makes Waves”, oferece uma perspectiva diferente, voltada para as crianças. A obra, que dá continuidade ao sucesso de “Maya and the Beast”, não só busca inspirar os jovens leitores a perseguirem seus sonhos, mas também a desenvolverem um respeito pelo meio ambiente, especialmente pelos oceanos. “Minha paixão pela conservação dos oceanos é algo que venho cultivando há anos, e pensei que era o momento certo para compartilhar minhas experiências com as crianças”, explica Maya em entrevista a Surfer. O livro aborda de forma lúdica a importância de proteger os mares e a vida marinha, utilizando a própria história da autora como uma ferramenta para engajar as crianças na causa ambiental.

+ Em novo vídeo, Julian Wilson mostra que está pronto para retornar à WSL

Além desses lançamentos, Maya já está envolvida na produção de seu terceiro livro, previsto para 2025. Embora os detalhes sobre a nova obra ainda estejam sob sigilo, a surfista adianta que o livro abordará temas centrais em sua vida, como superação, autoconhecimento e a relação intrínseca que tem com o oceano. Para Maya, esses projetos representam mais que conquistas profissionais; são uma forma de compartilhar sua visão de mundo e suas experiências com um público mais amplo. “Acho que o sucesso e as conquistas vêm se você continuar tentando melhorar e se manter engajado, apaixonado e comprometido com o esporte”, afirma.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias