O surf masculino dos Jogos Olímpicos Paris 2024 teve um campeão comemorando o ouro em casa: Kauli Vaast natural do Taiti, defendeu a bandeira francesa em Teahupo’o e levantou a torcida. O jovem de 22 anos cresceu surfando as desafiadoras ondas taitianas, tendo começado na modalidade aos oito anos de idade.
Nesta segunda-feira, 5 de agosto, Vaast fez história e conquistou o ouro olímpico, destacando-se em uma final de poucas ondas contra o australiano Jack Robinson, que havia eliminado Gabriel Medina nas semifinais em um cenário parecido.
Na bateria decisiva, Vaast mostrou toda a sua intimidade com Teahupo’o. Em uma de suas ondas, o francês completou um tubo impressionante que lhe rendeu uma nota 9.50, a maior pontuação do dia. Para selar a vitória, ainda conseguiu um 8.17, alcançando uma somatória total de 17.67 pontos. Em contraste, Robinson, assim como aconteceu Medina na semifinal, sofreu com a calmaria, surfando apenas uma onda, que lhe rendeu a nota 7.83, o que não foi suficiente para ameaçar a liderança do taitiano.
Kauli Vaast, que fez história ao conquistar o primeiro ouro olímpico do surf para a França, mostrando o poder de um conhecimento profundo das águas de Teahupo’o.
Paris 2024 – Surf Masculino
Kauli Vaast (FRA) – Ouro
Jack Robinson (AUS) – Prata
Gabriel Medina (BRA) – Bronze