Após ter sido derrotada ontem pela francesa Johanne Defay, nas quartas de final da competição de surf olímpico em Teahupo’o, no Taiti, Carissa Moore confirmou o fim da carreira. Num discurso emocionado para um grupo de repórteres e fãs, a havaiana pentacampeã mundial e medalhista de ouro olímpica em Tóquio 2020, declarou entre lágrimas que vai “dar um tempo para ela mesma. Anunciei minha saída da Tour no início deste ano, foi sempre dedicação total. Tem sido intenso durante toda a minha vida e estou muito orgulhosa disso. Estou orgulhosa de como dei tudo que podia”
Em janeiro, num depoimento publicado no jornal New York Times, Carissa anunciou que estava se aposentando oficialmente do surf competitivo. Mas deixou claro que iria defender sua medalha olímpica em Teahupo’o. Ela ainda competiu esse ano nos eventos da WSL em Sunset Beach e Teahupo’o, antes de chegar ao Taiti, apontada como uma das favoritas a chegar ao posto mais alto do pódio. Mas as ondas não ajudaram em sua bateria, e ela foi surpreendentemente superada por Johanne Defay, que já havia eliminado outra forte candidata ao ouro nas oitavas de final, a rainha de Teahupo’o, Vaine Fierro.
A falta de boas ondas na bateria da quarta de final foi decisiva na derrota da pentacampeã mundial Carissa Moore para Joanne Defay. Foto: ISA / Pablo Jimenez
Após a batalha nas quartas de final, Carissa explicou que “arrisquei, saí do Tour, vim aqui e passei meses do ano apenas tentando fazer o meu melhor. E quando você não consegue realizar um sonho, é uma droga. Mas, ao mesmo tempo, quão divertido foi? Eu não teria feito de outra maneira. Eu teria ficado tão chateada se olhasse para trás e tivesse feito isso sem entusiasmo. E só espero que, no final do dia, possa encorajar quem está assistindo – ganhe ou perca.”
“Não tema entrar nisso e não tema falhar. O processo foi muito divertido. Sinto que houve muito crescimento pessoal dentro e fora da água e estou muito orgulhosa do meu surf de backside. Peguei algumas ondas que nunca pensei que pegaria em toda a minha vida nesse processo. Obviamente estou muito triste por não participar do dia das finais e poder representar minha terra e minha família mais uma vez, mas estou muito grata. Eu não poderia ter imaginado um lugar melhor para encerrar minha carreira.”
Antes de finalizar, ela ainda fez mais um agradecimento e deixou no ar a possibilidade de tomar parte em alguns eventos como convidada. “Acho que a última coisa que quero dizer é expressar minha gratidão a todos que estiveram ao meu lado e me apoiaram, não apenas neste evento, mas durante toda a minha vida. É muito bom ter uma comunidade. Obrigado. Acho que definitivamente estarei interessada em fazer alguns eventos especiais divertidos aqui e ali. Estou deixando a porta aberta para mais tarde, mas por enquanto com certeza farei uma boa pausa”.