Um vídeo recente do canal Off Da Lip no YouTube mostra que surfar uma boa onda em Padang Padang, em Bali, sem ser atrapalhado, está cada vez mais difícil.
O havaiano Koa Smith é a estrela do vídeo (veja abaixo), e as imagens mostram Koa recorrendo a medidas extremas para garantir seu tubo perfeito. Koa rabeia, mas também é rabeado, assim como muitos outros surfistas no vídeo. Ele conseguiu surfar tubos perfeitos, mas entrar na onda de alguém para conseguir isso, definitivamente, não é uma prática recomendável, ainda que a ação seja feita entre amigos, como é o caso das ondas “compartilhadas” por Koa.
+ Dylan Graves retoma série “Weird Waves” surfando onde tudo começou
Além disso, fora a disputa por onda entre surfistas experientes, Padang enfrenta outro desafio com o crescimento exponencial de iniciantes na água. Muitos sem a menor condição de lidarem que esse tipo de onda.
O balinês Tommy Sobry, membro do Bingin Boardriders, revelou ao Surfiline como é surfar em Padang Padang nos dias de hoje:
“Nesse último swell, havia talvez 40-50 pessoas tentando surfar lá. Havia iniciantes também. É loucura, porque eles não sabem o que estão fazendo. Às vezes, eles soltam a prancha, o que não é bom. Isso tem acontecido a cada swell desde os dois anos de Covid. Isso definitivamente mudou as coisas. É difícil explicar como. Bali mudou muito, houve muitas construções novas e muitas pessoas novas também. Isso fez com que houvesse mais surfistas em Padang.”
Welcome to Paradise…