O Vans Pipe Masters completou dois dias intensos de competição com muitos tubos e também aéreos. Até o momento, John John Florence e Carissa Moore liderem a competição.
Diferentemente dos campeonatos de surf habituais, o Vans Pipe Masters adota um formato de classificação sem eliminações, consistindo em três rodadas distintas.
Os surfistas buscam acumular três pontuações ao longo das rodadas para se posicionarem entre os quatro primeiros e avançarem para a final. Três juízes atribuem pontuações individuais de até 10 pontos para cada onda surfada, somando um máximo de 30 pontos.
O total possível para um surfista, com base nas três melhores ondas, é 90 pontos. Na final, os quatro melhores surfistas competem com base nas três melhores ondas de cada um, e a pontuação máxima é novamente 90 pontos, considerando o máximo de 30 pontos por onda.
Com isso, a o momento, Florence está à frente de Mikey February, em segundo lugar, enquanto Nate Florence ocupa a terceira posição e Noah Beschen a quarta.
Três brasileiros estão competindo entre os homens no Vans Pipe Masters 2023: Bruno Santos, Mateus Herdy e Lucas Chianca. Herdy é o melhor brasileiro até o momento, ocupando a 10ª colocação.
No lado feminino, é claro que Moore lidera a disputa seguida por Molly Picklum, Erin Brooks e Gabriela Bryan, respectivamente, em segundo, terceiro e quarto lugares. Anne dos Santos, única brasileira competindo no feminino, ocupa a 17ª colocação até o momento.
As disputas podem ser acompanhadas ao vivo em pipemasters.vans.com.