A cena do surf em Oahu foi agitada nos últimos dias, quando a organização do Eddie Aikau Big Wave empreendeu uma busca por um surfista que, surpreendentemente, não sabia que havia sido convidado para o evento épico em Waimea Bay. O surfista em questão é Eric Haas, considerado uma lenda underground no North Shore, e reverenciado por seu talento único nas ondas gigantes.
Apesar de ter vivido uma vida considerada marginal e ter um comportamento um tanto quanto elusivo, Haas é extremamente respeitado na comunidade havaiana de surf. No ano passado, ele foi avistado surfando em Waimea Bay na primeira hora da manhã, antes de começar o Eddie Aikau com ondas consideradas entre as maiores da história do evento.
A notícia do seu convite foi recebida com entusiasmo, não apenas pela comunidade havaiana, mas também por nomes consagrados globalmente.
Kelly Slater, onze vezes campeão mundial, expressou seu apoio a Haas de maneira sucinta, comentando: “Yes!”. O músico e surfista havaiano, Landon McNamara previu que Haas irá “fazer com que todos puxem ainda mais os limites, vendo o quanto ele vai se entregar.”
Um dos mais lendários surfistas de ondas grandes, Darrick Doerner, reconheceu a singularidade de Haas. “Indiscutivelmente um dos melhores surfistas com talento inato no mundo”. O brasileiro big rider que vive em Oahu, Evaristo Boa, também expressou sua opinião. “Escolha incrível! Parabéns Eric Hass… Você merece muito!”.
Estes comentários, vindos de figuras icônicas do surf, evidenciam o respeito que Haas conquistou na comunidade, mesmo sendo relativamente desconhecido globalmente.
A reviravolta na história aconteceu quando Haas foi finalmente localizado e informado do convite durante uma aparição marcante em uma surf shop em Honolulu. Vestindo um colar de flores, Haas compartilhou suas emoções sobre a oportunidade de participar do Eddie Aikau Big Wave Invitational.
+ Ministra da França descarta mudança local para o surf olímpico
Ver essa foto no Instagram
“Estou animado e feliz, e não consigo explicar como é maravilhoso estar neste evento. Vou dar o meu melhor e dar tudo o que tenho do fundo do meu coração, das profundezas dos céus”, disse Haas em um vídeo que circulou nas redes sociais.
Considerado um dos eventos mais prestigiados no mundo do surf, o Eddie Aikau Big Wave Invitational homenageia o lendário salva vidas e surfista Eddie Aikau. A competição ocorre quando as condições estão extremas, acima dos 20 pés havaianos, e para um seleto grupo de 40 surfistas, e 17 alternates masculinos convidados e 6 mulheres alternates. Lucas “Chumbo” Chianca é o único brasileiro convidado e, certamente, um dos favoritos a vencer o evento. A janela de espera abre em 14 de dezembro e vai até 12 de março de 2024.