A cerimônia de premiação da 15ª edição do XXL Big Waves Award 2014/2015 condecorou os melhores desempenhos do ano, na última sexta-feira na Califórnia. O título de “Ride of the Year”, principal da noite, ficou novamente nas mãos de Shane Dorian; desta vez com uma tubo enorme em Puerto Escondido, no México.
O fotógrafo brasileiro Fred Pompermayer foi premiado por registrar a fotos de Jamie Mitchell em Mavericks, na Califórnia, que foi campeã da categoria "Melhor Onda na Remada".
As inscrições fora coletadas no período de um ano, a partir de 20 de março de 2014. Surfistas de todas as partes do mundo inscreveram as ondas gigantes surfadas em picos como Puerto Escondido, Nazaré, Jaws, Maverick e outros.
O evento também contou com a premiação do BWWT (Big Wave World Tour), Circuito adquirido pela WSL (World Surf League) em 2014, que teve o havaiano Makua Rothman como campeão.
"Foi mais um ano espetacular do surfe de ondas grandes, em todo o globo", disse Bill Afiado, Big Wave Award Diretor do Evento e Fundador. "Este ano há uma variedade completa de países onde as ondas incríveis foram surfadas. Pode até ser a estação mais representado internacionalmente sempre nos 15 anos desde que eu comecei a onda Prêmios grande."
Pela primeira vez desde a criação do evento nenhum brasileiro é finalista. Três já foram premiados: Carlos Burle, em 2002; Danilo Couto, em 2011; e Maya Gabeira, vencedora por quatro anos seguidos.
Confira abaixo a lista e os vídeos dos campeões:
Billabong Ride of the Year: Shane Dorian – Puerto Escondido, México (assista acima)
Vídeo por: Alejandro de la Torre
Best Tube: Matahi Drollet – Teahupoo, Tahiti
Foto por: Vencedora: Tim McKenna.
Melhor Desempenho Feminino: Paige Alms – Haiku, Hawaii
Vídeo por: Dan Norkunas, Take Shelter Productions
Melhor Wipeout: Benjamin Sanchis – Nazaré, Portugal
Vídeo por: Michael Darrigade.
Maior Onda: Sebastian Steudtner – Nazaré, Poertugal
Foto por: Mike Jones.
Melhor Onda na Remada: Jamie Mitchell – Mavericks, Califórnia.
Foto por: Fred Pompermayer