A polícia francesa fez buscas na manhã da terça-feira (20) na sede do comitê organizador das Olimpíadas de Paris 2024 e nos escritórios da SOLIDEO, órgão público responsável por entregar a infraestrutura olímpica e paraolímpica que permanecerá após os jogos.
Confira também:
+ ISA Games 2023: confira os seis surfistas classificados para as Olimpíadas de Paris 2024
+ Surf Olímpico: descubra uma curiosidade lendária sobre a onda sede da Paris 2024
A Procuradoria Financeira Nacional da França disse ao New York Times que as buscas faziam parte de duas investigações de corrupção separadas sobre possíveis conflitos de interesse, peculato e favoritismo relacionados a contratos públicos assinados pelos organizadores dos Jogos.
O escritório do procurador financeiro nacional (PNF) disse à Reuters que a sede de Paris 2024 foi invadida como parte de uma investigação iniciada em 2017 sobre contratos de aquisição assinados pelo comitê organizador das Olimpíadas.
O comitê é responsável pelo planejamento, organização e financiamento dos Jogos, em coordenação com a Prefeitura de Paris, o Comitê Olímpico Internacional e as autoridades esportivas francesas.
Enquanto isso, o ataque ao SOLIDEO fazia parte de uma investigação sobre contratos de aquisição assinados pelo grupo.
A investigação começou em 2022, após auditoria da Agência Francesa Anticorrupção.
De acordo com o site da SOLIDEO, o grupo supervisiona 58 projetos olímpicos e paraolímpicos e gerencia diretamente a construção da Vila Olímpica e Paralímpica, bem como as zonas de desenvolvimento urbano do Media Cluster.
Embora a SOLIDEO esteja envolvida com estruturas olímpicas permanentes construídas no continente francês, não está claro se esta investigação está relacionada a qualquer infraestrutura que está sendo construída no Taiti para o evento de surfe em Teahupo’o.
Embora não seja tão sério legalmente, o evento de surfe teve seus próprios detratores em relação à especulação sobre se o local trará problemas para os atletas que ainda não têm experiência com a famosa onda perigosa.
As batidas policiais ocorreram simultaneamente com o início de uma reunião de dois dias do Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) para discutir uma série de questões, incluindo o progresso dos preparativos para os Jogos de Paris 2024.
“Estamos cientes de que houve uma busca pela polícia na sede do Paris 2024 hoje”, disse um porta-voz do COI. “Fomos informados pelo Paris 2024 que eles estão cooperando totalmente com as autoridades neste assunto.”