O surfista profissional Naohisa Ogawa, que era conhecido como um dos principais Pipeliners do Japão e foi o primeiro japonês a marcar um 10 perfeito no Pipe Masters, e atuou como vice-presidente da JPSA (Japan Professional Surfing Association), morreu de câncer no dia 23 de maio, aos 51 anos.
“Naohisa Ogawa nos mostrou como ele surfou vigorosamente enquanto a cirurgia foi concluída com sucesso e ele continuou a receber tratamento com drogas anticancerígenas. Muitos fãs acreditaram que ele estava se recuperando bem, e o mundo do surf, não só no Japão, mas em todo o mundo, se encheu de tristeza com a partida repentina e precoce,” escreve um jornal japonês.
Ogawa, um especialista em Pipeline, era conhecido por usar um capacete cromado, que lhe valeu o apelido de “Bala de Prata”.
E seu amigo – e ex-competidor em Pipeline – Liam McNamara, compartilhou um post de homenagem a Ogawa.
MacNamara escreveu:
“Hoje recebi a notícia de que um dos meus verdadeiros melhores amigos por mais de 30 anos se mudou! Naohisa Ogawa ‘Silver Bullet’ faleceu!
Para que todos saibam que Nao fazia parte da tripulação do capacete, goofy, no final dos anos 80, início dos anos 90 e nos anos 2000! Takayuki Wakita, Atsushi Imamura e Naohisa Ogawa foram os 3 capacetes samurais, pilotos kamikazes, por algumas décadas! Eles empurraram um ao outro a um nível louco!”
De acordo com sites de notícias japoneses, Ogawa foi diagnosticado com câncer de cólon em 2020. E, finalmente, foi isso que levou à morte prematura do surfista.
No post de McNamara, ele continuou:
“Pequeno em estatura, mas bolas grandes e verdadeira honra e respeito por todos!
Não era o cara respeitoso de fala mansa mais genuíno que você já conheceu! Ele também sorria para você e dizia oi dentro ou fora da água. Ele competiu no Pipeline Masters mais de uma dúzia de vezes, fazendo o nome da onda mais pesada do planeta! Ele foi o campeão japonês da JPSA e construiu um legado que não será esquecido!”
E o mundo do surf entrou em cena para homenagear seu irmão falecido:
“Não é hora!”, diz Coco Ho.
“Descanse em paz irmão cachimbo,” escreve Tom Carroll.
“Minhas mais profundas condolências aos amigos e familiares, verdadeiramente um embaixador supremo do guerreiro aloha,” diz Gavin Beschen.
Descanse em paz, bala de prata.