28.7 C
Suva
quinta-feira, 21 novembro, 2024
28.7 C
Suva
quinta-feira, 21 novembro, 2024

Sydney Surf Pro 2023 encerra com vitórias de Cole Houshmand e Isabella Nichols

Nesta segunda-feira, 22 de maio, chegou ao fim o Sydney Surf Pro 2023, a segunda etapa do circuito Challenger Series. O dia das finais não contou com surfistas brasileiros; Jadson André, Deivid Silva e Lucas Silveira, os melhores representantes do Brasil na competição, foram eliminados na terceira rodada.

A jornada final em Narrabeen consagrou o norte-americano Cole Houshmand e a australiana Isabella Nichols, que conquistaram pela primeira vez na carreira uma etapa do circuito de qualificação para a divisão máxima do surf mundial.

O sexto dia consecutivo de ação nas águas da Praia de North Narrabeen teve início com as semifinais masculinas, onde Cole Houshmand e Jacob Willcox eliminaram Jackson Baker e Marco Mignot, respectivamente. Na final inédita entre esses dois surfistas, Houshmand dominou Willcox desde a primeira onda surfada, alcançando 9,17 pontos, e em seguida conquistou mais uma onda de 9,80 pontos, totalizando 18,97 pontos em 20 possíveis. Jacob Willcox alcançou 13,23 pontos no total. Mesmo não vencendo, o surfista da West Oz sai de Narrabeen liderando o ranking, após ter ficado perto da inédita qualificação para o circuito mundial de surf no ano passado.

Sydney Surf Pro 2023
Isabella Nichols. Foto: Matt Dunbar/World Surf League

Quanto a Cole Houshmand, sua campanha em Narrabeen foi impecável, com seis vitórias consecutivas. Anteriormente, o surfista californiano tinha como melhor desempenho quatro nonos lugares no mesmo circuito. “Estou sem palavras. Tudo funcionou a meu favor e foi recompensado todo o trabalho duro que tenho feito. Este circuito é insano. Há tanto talento e existem muitos surfistas que mereciam estar no CT. Por isso, significa muito chegar até aqui. Entro em todos os eventos para vencer, mas não é fácil. Estes campeonatos são desafiantes“, disse o surfista de 22 anos na hora da consagração.

+ Julia Duarte e Edson Pra vencem primeira etapa da Taça Brasil CBSurf

Na final feminina, que contou com a presença de duas ex-tops mundiais australianas, Isabella Nichols superou Sally Fitzgibbons. Após a vitória, Sally carregou Bella nos ombros, em um belo gesto de fair play da três vezes vice-campeã do mundo. Nichols, que eliminou Teresa Bonvalot nas quartas de final, liderou a final desde a primeira troca de ondas e garantiu o triunfo com uma onda de 8,17 pontos. O score combinado final foi de 13,87 pontos contra os 10,14 pontos de Sally. Assim como Cole Houshmand, Isabella Nichols venceu todas as baterias disputadas no Sydney Surf Pro, alcançando uma trajetória impecável no evento, mesmo considerando que esteve perto de não participar.

GWM Sydney Surf Pro 2023
Cole Houshmand. Foto: Beatriz Ryder/World Surf League

Não era isso que eu esperava no início da semana. Honestamente, estava considerando não participar deste evento, pois não me encontrava bem mentalmente. O ano tem sido muito difícil para mim e minha confiança estava muito abalada. Então, é incrível estar aqui como campeã do campeonato. Estou cercada por pessoas incríveis e cheias de otimismo. Isso faz uma grande diferença“, revelou a surfista de 25 anos.

Com o término da perna australiana, que marcou o início do Challenger Series de 2023, os rankings agora são liderados por dois australianos: Jacob Willcox e India Robinson, que terminou em terceiro lugar em Sydney. Após o Sydney Surf Pro 2023, Miguel Pupo assume a segunda colocação do ranking do CS.

O Challenger Series de 2023 se dirige para a África do Sul. Daqui a um mês e meio, será realizado o Ballito Pro, com período de espera de 9 a 17 de julho.

Highlights das finais:

Resultados Finais Sydney Surf Pro 2023:

Final masculina: 

1º Cole Houshmand (USA) 18.97

2º Jacob Willcox (AUS) 13.23

Final feminina:

1ª Isabella Nichols (AUS) 13.84

2ª Sally Fitzgibbons (AUS) 10.14

Semi-finais masculinas: 

HEAT 1: Cole Houshmand (USA) 15.33 DEF. Jackson Baker (AUS) 13.00

HEAT 2: Jacob Willcox (AUS) 13.13 DEF. Marco Mignot (FRA) 7.87

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias