Equipe brasileira é vice-campeã do Mundial de Longboard 2023, com Carlos Bahia e Chloé Calmon conquistando medalhas de prata e bronze, respectivamente. O evento, organizado pela ISA, aconteceu em El Sunzal, El Salvador, e teve a França como grande vencedora, levando todas as medalhas de ouro.
Antoine Delpeto e Alice Le Moigne foram os campeões entre os homens e mulheres, respectivamente, com Le Moigne se tornando a primeira mulher a ganhar duas medalhas de ouro. A equipe francesa levou a terceira medalha de ouro. Além disso, Bahia e Calmon garantiram a vaga nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.
O evento teve ondas de 4 a 5 pés e as competições finais aconteceram em um cenário ideal para a modalidade, coroando os campeões em boas ondas. O francês Edouard Delpero conquistou a medalha de bronze, mais uma para seu país, enquanto o filipino Rogelio Esquievel Jr. conquistou o cobre, marcando a primeira medalha ISA para as Filipinas.
Na final feminina, Le Moigne começou forte e não desistiu, apesar da forte competição de Reyes, que conquistou a medalha de prata, Chloe Calmon, que levou o bronze, e Zoe Grospiron (FRA), que ficou com o cobre.
Entre os homens, Carlos Bahia manteve a vantagem durante grande parte da final masculina, com uma nota de 8 pontos. A onda vencedora de eventos de Antoine veio como na última onda, levando o francês de uma posição de medalha de bronze direto para o ouro.
+ Samuel Pupo vence 1ª etapa do Challenger Series 2023 na Austrália
Bahia ficou com a prata e Edouard com o bronze, enquanto o filipino Rogelio Esquievel Jr. Fez história ao conquistar o cobre, a primeira medalha da história do surf das Filipinas.
Outros dois brasileiros completaram a equipe nacional no evento: Rodrigo Sphaier, que avançou até a última rodada da fase de repescagem, ao lado de Bahia, mas acabou ficando na quarta colocação da bateria (os dois primeiros avançariam à final), assim como Atalanta Batista, eliminada na mesma fase.
Na festa de encerramento, Fernando Aguerre, presidente da ISA, revelou que trabalha nos bastidores do COI para incluir o Longboard nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
Medalhistas do Mundial de Longboard 2023:
Equipes
Ouro – France
Prata – Brasil
Bronze – Peru
Cobre – Filipinas
Mulheres
Ouro – Alice Le Moigne (FRA)
Prata – Maria Fernanda Reyes (PER)
Bronze – Chloe Calmon (BRA)
Cobre – Zoe Grospiron (FRA)
Homens
Ouro – Antoine Delpero (FRA)
Prata – Carlos Bahia (BRA)
Cobre – Rogelio Esquievel Jr. (FIL)
Para mais informações acesse isasurf.org.