Uma Cerimônia de Abertura especial, emocionante, inaugurou o Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search 2023 na manhã de quinta-feira na Praia do Borete, em Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, litoral sul de Pernambuco. As delegações das 15 federações filiadas à Confederação Brasileira de Surf, foram chamadas uma a uma, com os competidores desfilando uniformizados com as bandeiras do seu estado. Eles ficaram todos perfilados para o Ritual das Areias e para o Hasteamento da Bandeira do Brasil ao som do Hino Nacional.
Depois, foi dada a largada no circuito brasileiro das categorias de base masculinas e femininas, com um número recorde de 247 inscritos pelas 15 federações estaduais. A competição é dividida por idade, em Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18. Na quinta-feira, foram realizadas as duas primeiras fases da categoria Sub-18 masculina e a rodada inicial feminina do CBSurf Rip Curl Grom Search.
+ Gold Coast Pro 2023 chega à reta final com brasileiros no páreo
No primeiro dia, já estrearam nas ondas da Praia do Borete, os 48 participantes da categoria Sub-18 masculina e as 32 da feminina. As 26 baterias disputadas na quinta-feira, definiram os 12 surfistas e as 16 meninas que vão disputar classificação para as semifinais. Essa batalha vai abrir a sexta-feira, com as quartas de final femininas iniciando às 7h00 em Ipojuca. No segundo dia, também começa a categoria Sub-16, no sábado é a vez da Sub-14 e da Sub-12 e os primeiros títulos do CBSurf Rip Curl Grom Search 2023 serão decididos no domingo.
A quantidade impressionante de 247 inscritos nesta primeira etapa do Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search 2023, mostra a credibilidade do trabalho da nova gestão da Confederação Brasileira de Surf, eleita no ano passado com Teco Padaratz na presidência e Paulo Moura e Brigitte Mayer na vice-presidência. O objetivo principal é resgatar a imagem e a dignidade do esporte no país, que foi comprovada na Cerimônia de Abertura na quinta-feira em Ipojuca.
“Bom dia e sejam todos bem-vindos nessa abertura do CBSurf Rip Curl Grom Search por mais um ano”, desejou o diretor de relações institucionais da CBSurf, Geraldo Cavalcante. “Esta é a primeira etapa do Circuito Brasileiro Surf de Base, que vale como seletiva para o Mundial da ISA e, também, para representar o Brasil no Mundial Escolar, que terá surfe e skate pela primeira vez. Esse evento vai acontecer em agosto no Rio de Janeiro e quatro atletas femininos e quatro masculinos da categoria Sub-15, com idade acima de 13 anos, serão classificados para representar o Brasil e a CBSurf nesta competição”.
Além desta novidade, Geraldo Cavalcante também destacou: “Temos aqui 15 estados participantes, com um recorde de 247 inscritos, então isso prova o sucesso da gestão Teco Padaratz e Paulo Moura, com um trabalho em conjunto com toda a diretoria e todas as federações, que veio para deixar um legado definitivo no surfe brasileiro. Quero agradecer a todos os patrocinadores e apoiadores, especialmente a Rip Curl e a Prefeitura de Ipojuca. Foi aqui na cidade, que o Brasil conquistou o primeiro título mundial por equipes da história, no ISA Games em Maracaípe em 2000. O surfe é o esporte número 1 de Ipojuca e a prefeita, Célia Sales, estará aqui prestigiando o evento e entregando troféus para vocês no domingo”.
RITUAL DAS AREIAS – Logo após as boas-vindas da Confederação Brasileira de Surf, foi realizado o Ritual das Areias, simbolizando a unidade do surfe brasileiro. Um representante de cada delegação, subiu ao palco junto com 2 atletas levando a bandeira do estado, para depositar a areia de uma praia num mesmo recipiente. A sequência dos estados obedeceu ao ranking brasileiro de equipes do Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search do ano passado.
A equipe campeã de São Paulo, levou areia da Praia Vermelha do Norte em Ubatuba, a do Paraná do Pico de Matinhos, a de Santa Catarina da Praia do Campeche em Florianópolis, a do Rio de Janeiro da Prainha na capital carioca, a do Rio Grande do Norte da Praia de Miami em Natal, a da Bahia foi da Costa do Sauípe em Mata do São João, a de Pernambuco foi da própria Praia do Borete em Ipojuca, a do Ceará veio da Praia do Titanzinho em Fortaleza, a do Rio Grande do Sul da Praia da Guarita em Torres, a do Espírito Santo das praias da Regência e Barra do Jucú, da Paraíba do Mar do Macaco em João Pessoa, do Maranhão da Ponta da Areia, de Sergipe do Havaizinho, do Pará da Praia do Atalaia e de Alagoas da Praia do Francês.
A competição está sendo transmitida ao vivo pelo canal CBSurfPLAY no YouTube e no site oficial da Rip Curl www.ripcurl.com.br.