25.7 C
Suva
sexta-feira, 22 novembro, 2024
25.7 C
Suva
sexta-feira, 22 novembro, 2024

Circuito brasileiro de base chega a Pernambuco

A Confederação Brasileira de Surf e a Rip Curl vão abrir o Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search de 2023, o circuito brasileiro de base, nas ondas do litoral de Ipojuca, no sul do estado de Pernambuco.

Uma nova geração do surfe brasileiro vai competir no evento, que é “Muito mais do que um Campeonato de Surf”, nos dias 11 a 14 deste mês na Praia do Borete, pelas seleções estaduais das categorias de base em Porto de Galinhas, no município de Ipojuca.

+ “Italo Ferrari” – Italo Ferreira vai ao Stab In The Dark. Assista

As competições são divididas por idade, em Sub-18, Sub-16, Sub-14 e Sub-12, nas categorias masculina e feminina. Os confrontos serão transmitidos ao vivo pelo canal CBSurfPLAY no YouTube e pelo site da Rip Curl – www.ripcurl.com.br.

O tricampeão mundial, Gabriel Medina, é um dos surfistas revelados pelo Circuito Rip Curl Grom Search. Hoje é o principal surfista a nível global do time da Rip Curl e acabou de vencer o CT de Margaret River. Ele vai escolher dois convidados para competir na categoria Sub-16, um para a masculina e uma para a feminina.

Os surfistas não inscritos pelas Federações Estaduais, podem participar de uma seletiva online, postando vídeos surfando com a hashtag #gromsearch. Medina vai selecionar os dois melhores nesse sábado (6/5), comentando na postagem do vencedor e da vencedora: “Você foi escolhido (a) como wildcard do Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search 2023!”.

Os novos talentos do surfe brasileiro estarão todos na cidade de Ipojuca, que é conhecida internacionalmente pelas belezas de Porto de Galinhas, mas também se destaca no surfe. A Praia de Maracaípe se desenvolveu sediando grandes eventos desde a década de 90 e a Praia do Borete vai ser palco do primeiro desafio do Circuito Brasileiro das categorias de base do esporte.

A prefeita de Ipojuca, Célia Sales, não mediu esforços para que o CBSurf Rip Curl Grom Search fosse realizado na cidade, com total suporte do Secretário de Esportes da Prefeitura, Danilo Lins, profundo conhecedor da importância do surfe para o município. É neste circuito onde surgem os novos talentos, que no futuro representarão o Brasil em competições internacionais.

Os surfistas das categorias masculina e feminina, competem em quatro divisões por idade: Sub-18 para atletas com até 18 anos, Sub-16 até 16 anos, Sub-14 e Sub-12 até 12 anos. O limite das idades é estabelecido para o ano em curso. Por exemplo, participam da Sub-12, quem completar 12 anos até o dia 31 de dezembro de 2023.

As 15 Federações Estaduais filiadas à Confederação Brasileira de Surf, são responsáveis para inscrever suas equipes no Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search. Os surfistas poderão participar em mais de uma divisão, desde que não ultrapasse a idade limite. Na categoria Sub-12, o máximo é de 24 competidores na categoria masculina e 16 na feminina. Na Sub-14, são 32 na masculina e 16 na feminina. E na Sub-16 e Sub-18, são 48 na masculina e 32 na feminina.

CAMPEÕES BRASILEIROS – Em 2022, o estado de São Paulo ganhou o título brasileiro por equipes, seguido pelo Paraná e Santa Catarina. Já os campeões brasileiros individuais, foram Ryan Kainalo da seleção paulista e Kiany Hyakutake do time catarinense na Sub-18, com Ryan Kainalo também ganhando a Sub-16, junto com Alexia Monteiro da equipe do Rio Grande do Sul. Na Sub-14, os títulos ficaram com o paulista Kalani Robles e a paranaense Luara Mandelli e os da Sub-12 foram vencidos pelo potiguar Arthur Villar e a paulista Carol Bastides.

Os títulos brasileiros das categorias de base serão disputados em três etapas do Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search em 2023. A segunda está prevista para 10 a 13 de agosto no Guarujá (SP) e a terceira nos dias 12 a 15 de outubro em Garopaba (SC). Os campeões brasileiros individuais, bem como os próximos surfistas mais bem colocados nos rankings finais, contarão pontos para a formação das equipes que representarão o país em competições internacionais, como Panamericanos e Mundiais da ISA (International of Surfing Association).

O CBSurf Rip Curl Grom Search é o Circuito de Surf de Base nacional realizado pela Confederação Brasileira de Surf em parceria com a Rip Curl e patrocínio da Silverbay, Brazinco, Teccel, Fu-Wax e Surfland, com esta primeira etapa de 2023 contando também com o importante apoio da Prefeitura Municipal de Ipojuca, Rodas da Liberdade, Pousada Maresia, Bar do Marcão e Federação Pernambucana de Surf. A competição será transmitida ao vivo pelo canal CBSurfPLAY no YouTube e no site oficial da Rip Curl www.ripcurl.com.br.

Mais informações, notícias, rankings e calendários podem ser acessados no site oficial da Confederação Brasileira de Surf: CBSurf.org.br

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias