O surf em Portugal vai muito além de Nazaré e Supertubos. Com seus 1.794 quilômetros de litoral único, clima marítimo temperado, excelente gastronomia e vinhos, praias deslumbrantes e hospitalidade calorosa, país se destaca como um verdadeiro paraíso para surfistas.
Praticamente todos os pontos da costa portuguesa são abençoados com boas ondas, oferecendo condições adequadas para todos os tipos de surfistas.
+ Pan-American Soul: Equador Agora Sim
O surf está se tornando uma parte essencial do turismo em Portugal, com um número crescente de visitantes a cada ano. A cultura marítima local reflete as origens atlânticas do país, com uma grande variedade de ondas ao longo da costa, atraindo surfistas de todo o mundo.
Portugal tem excelentes ondas e surfistas de alto nível, com opções que vão muito além de Nazaré e Supertubos. Se você planeja uma viagem para lá, considere a possibilidade de incluir uma visita às ilhas dos Açores e Madeira.
Para uma experiência completa, pegue um carro ou trem e visite os picos a seguir, começando no norte e terminando nos arquipélagos atlânticos:
Praia do Cabedelo
É um dos picos de windsurf e kitesurf mais populares do Norte de Portugal, mas também possui excelentes ondas para a prática de surf.
Localização: Viana do Castelo
Nível: Iniciante, Intermediário
Fundo do mar: Areia
Direção do swell: NW-S
Direção do Vento: NE
Maré: baixa a média
Praia da Aguçadoura
Praia extensa com muitos bancos de areia em constante movimento e ondas de qualidade.
Localização: Póvoa de Varzim
Nível: Iniciante, Intermediário
Fundo do mar: Areia
Direção do swell: N-SW
Direção do Vento: SE
Maré: todas as marés
Praia de Matosinhos
Uma das praias mais consistentes de Portugal para surfistas iniciantes e intermediários. É também o único ponto do país onde se pode chegar de metrô.
Localização: Matosinhos
Nível: Iniciante, Intermediário
Fundo do mar: Areia
Direção do swell: W
Direção do Vento: E
Maré: todas as marés
Direita do Casino
Espinho é uma das ondas de direita mais rápidas que Portugal tem para oferecer e proporciona tubos espetaculares, principalmente durante grandes ondulações.
O pico situa-se no Norte de Portugal, uma região onde coexistem ofertas de tubos e ondas mais pesadas, porém, muito manobráveis.
Apesar da água fria e do line-up às vezes lotado, pode proporcionar sessões inesquecíveis.
Localização: Espinho
Nível: Intermediário, Avançado
Fundo do mar: Areia
Direção do swell: W
Direção do Vento: E
Maré: baixa a média
Ribeira d’Ilhas
Simplesmente uma das bancadas de direita mais longas da Europa.
Localização: Ericeira
Nível: Intermediário, Avançado
Fundo do mar: areia e rocha
Direção do swell: W
Direção do Vento: E
Maré: todas as marés
Praia de Carcavelos
Um dos picos de surf mais famosos da região de Lisboa. É um beach break para todos os níveis de experiência.
Localização: Cascais
Nível: Iniciante, Intermediário
Fundo do mar: Areia
Direção do swell: NW-S
Direção do Vento: NE
Maré: todas as marés
Praia da Bordeira
Uma extensão infinita de praia com diversas bancadas proporcionando uma grande variedade de ondas pequenas, médias e grandes, muitas vezes quebrando sozinhas.
Local: Carrapateira
Nível: Iniciante, Intermediário, Avançado
Fundo do mar: recife e areia
Direção do swell: N-SW
Direção do Vento: E
Maré: todas as marés
Jardim do Mar
Também conhecida como “A Joia do Atlântico”. Localizada na Ilha da Madeira, esta onda majestosa que chegou a ser declarada com extinta. No entanto, ela ainda existe e nos melhores dias quebra com power e qualidade equivalentes aos padrões havaianos.
Localização: Ilha da Madeira
Nível: Avançado
Fundo do mar: areia e rocha
Direção do swell: N-W
Direção do Vento: N
Maré: baixa
Praia do Areal de Santa Bárbara
Provavelmente a onda mais famosa dos Açores. Uma onda consistente e desafiadora, com muitas rampas e seções rápidas.
Localização: Ribeira Grande, São Miguel, Açores
Nível: Intermediário
Fundo do mar: areia e rocha
Direção do swell: E-SW
Direção do Vento: S
Maré: todas as marés
Portugal além do surf
A gastronomia de Portugal é tão rica e variada como a sua oferta de ondas. A cozinha lusitana é reconhecida por sua incrível variedade de pratos deliciosos, especialmente aqueles que vêm do mar. Os peixes e mariscos frescos, encontrados ao longo da costa, são essenciais para saborear a verdadeira essência da culinária portuguesa. Além disso, os pratos de peixe são igualmente saborosos e recomendados.
Para quem prefere pratos de carne, o cozido à portuguesa é uma excelente opção. Essa mistura deliciosa de carnes, legumes e enchidos é cozida de forma que preserva os sabores de cada ingrediente. As carnes de vaca, porco ou cabrito, disponíveis de norte a sul do país, são excelentes escolhas. E os legumes e frutas orgânicos também são altamente recomendados.
O azeite português é de primeira qualidade e é um ingrediente presente em todos os pratos. O bacalhau é um dos pratos mais famosos e existem inúmeras receitas para prepará-lo, todas igualmente deliciosas.
Os vinhos são um acompanhamento essencial para cada refeição e em Portugal, é fácil encontrar o vinho perfeito para combinar com cada prato. Embora o vinho do Porto seja o mais conhecido, o país produz muitos outros vinhos excelentes, como o Douro e o Alentejo.
Os queijos também são uma parte importante da culinária portuguesa e o Queijo da Serra é um dos mais famosos. No entanto, há muitos outros queijos igualmente deliciosos do Centro de Portugal, Alentejo e Açores.
Além disso, pensando na sobremesa, os doces portugueses são uma tradição antiga, com raízes em conventos onde muitos foram originalmente criados. Os pastéis de nata são irresistíveis e perfeitos para acompanhar um café expresso.