Para o Dia Internacional da Mulher selecionamos algumas obras, entre filmes e livros, criadas por mulheres da comunidade do surf mundial.
Em um momento em que o mundo toma direção rumo à reparação histórica de décadas acerca da mulher na sociedade e no microcosmo do surf, a esperança se torna palpável.
+ Um mini filme F*! com a rainha Stephanie Gilmore
Afinal, falamos da comunidade do surf, regida em grande parte pela dominância de homens – que criam, julgam em campeonatos, comandam filmes e revistas e toda sorte de invenção no mundo do surf – mas que também abraça as mulheres, com suas mentes, corações e corpos, que mostram ao mundo seu próprio ritmo, estilo e criações; sua originalidade – a sua voz.
Como essas vozes que vocês conferem abaixo, você acessa a profundidade e diversidade de uma cultura de surf feminina verdadeiramente global. Descubra.
The Women And The Waves
“The Women and the Waves” (As Mulheres e as Ondas, na tradução livre) documenta a experiência do surf feminino ao expor a trajetória de vida de dez mulheres de 17 a 64 anos. O filme homenageia as pioneiras que abriram o caminho e reconhece os surfistas comuns que mantêm o sonho vivo, como Linda Benson, Robin Janiszeufski Hesson, Ashley Lloyd
Heather Hudson, a autora desse filme, é uma cineasta e fotógrafa apaixonada por surf, oceano, meio ambiente, vida, e filmes de surf.
Em 2007, ela fundou sua produtora de filmes, Graciegirl LLC, e criou o inovador documentário de surfe de 2009, “THE WOMEN AND THE WAVES”. Em 2016, o documentário seguinte “THE WOMEN AND THE WAVES 2″ foi lançado. Depois, em 2020, veio “93 – CARTAS DE MARGE”, um filme feito em homenagem à pioneira e ícone do surfe, campeã internacional do Makaha em 1958, Marge Calhoun (1924 – 2017).
Para mais infos, clique aqui.
Surf Diva
Das fundadoras de uma escola de surf para mulheres, Izzy Tihanyi e Coco Tihanyi, “Surf Diva” é um livro espirituoso e irreverente, escrito sob a forma de um guia informativo de instruções.
Foi escrito com o lema da Surf Diva School em mente, “A melhor surfista na água é aquela que mais se diverte”, e mostra e ensina como ser uma surfista com estilo incomparável e nutrir a atitude praiana.
Oferecendo conselhos de surfistas profissionais, depoimentos de estudantes e instrutores de surf e dicas sobre como se manter segura enquanto se diverte, o livro é perfeito para surfistas iniciantes ou qualquer mulher que sonha em pegar uma ondas grandes.
Swell: A Sailing Surfer’s Voyage of Awakening
“Swell: Uma Viagem de Veleiro do despertar de uma Surfista,” na tradução livre, é o nome do livro escrito pela capitã Liz Clark.
Liz é uma surfista habilidosa e te leva ao aprendizado de velejar por meio da sua educação infantil – ela aprendeu a velejar com seu pai e relata algumas mudanças importantes na vida ao longo de sua viagem selvagem em seu veleiro em 1966.
Ouvir falar de seus mastros subindo para desembaraçar o estai principal, ou saber que as velas estavam se despedaçando em meio à uma tempestade selvagem, manterá qualquer um entretido. Ela não apenas fala sobre suas aventuras, mas sobre os romances forjados ao longo do caminho. Nem tudo é fácil para Liz enquanto ela navega pelos mares agitados e implacáveis do Pacífico e além. Ela fala sobre relacionamentos que azedam, abuso e aborto, sobre sua ansiedade e depressão e sobre não se sentir bonita o suficiente, apesar de todas suas conquistas.
Durante a jornada para o livro, você aprende também sobre vazamentos no casco e como eles podem ser complicados de encontrar e consertar; espalhadores e velas de correio, bujarronas e rampas de lançamento. Construção de barcos, lixamento, anti-incrustantes e, claro, relaxamento em lagoas e caminhadas por atóis desertos. Este livro está, sem dúvida, no topo dessa lista para você.
She Surf
“As mulheres agora representam entre 20 a 30 por cento dos surfistas, e esse número continua a crescer”, escreve a surfista/escritora profissional Lauren Hill, no prefácio de seu livro, “She Surf”, lançado em 2020.
“She Surf” é um olhar comemorativo sobre a cultura e a história do surf feminino. São 250 páginas de fotografias e narrativas inspiradoras, apresentando capítulos sobre uma ampla variedade de assuntos, incluindo vinhetas históricas e perfis de nomes como 7x Campeã Mundial Steph Gilmore, Aventureira do Ano “National Geographic” Emi Koch, ativista ambiental Belinda Baggs, a longboarder Chloé Calmon, a fotógrafa especializada Sarah Lee, a inspiradora Bethany Hamilton; as mães fundadoras do surf profissional, as criadoras de pranchas e muito mais.
“Este não é um livro apenas para mulheres e meninas”, Hill disse certa vez. “É também para homens que têm interesse na vida, perspectivas e experiências das mulheres. Que são todos os homens, espero?”