O brasileiro Luiz Diniz tornou-se tricampeão mundial de SUP pela ISA ao vencer na quinta-feira (03) as disputas de SUP Wave durante o World SUP and Paddleboard Chmapionship que está sendo realizado em San Juan, Porto Rico.
Organizada pela International Surfing Association – ISA, a competição reúne anualmente os melhores atletas de stand up paddle e paddleboard do mundo para disputas de corrida (Race) e surfe (Wave).
Diniz, que fez as maiores pontuações ao longo de todo o evento, guardou seu melhor desempenho para a grande final, fazendo a maior somatória de todo o evento: 16,00 pontos de 20 possíveis, somando um 8,67 e 6,33.
“Estou muito feliz por voltar a competir nos eventos da ISA, estou vivendo um sonho ao lado de meus amigos aqui”, disse Diniz, que, de quebra, garantiu a classificação para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. “A vaga para o Pan era minha missão. Eu cumpri! Este título é para o Brasil.”
Veja também
+ Luiz Diniz voa alto nas ondas de SUP ou pranchinha
+ Pan-American Soul 2022: As ondas passam as amizades ficam
+ Surf Lakes, a onda “Mad Max”, será aberta ao público
Na final. Luiz Diniz encarou o último campeão da ISA, Benoit Carpentier (FRA) que ficou com a prata, assim como o medalhista de ouro de 2016, Zane Schweitzer (EUA), no bronze, e o estreante Taka Inoue (JPN), com o cobre.
Outro brasileiro na prova, Leo Gimenes acabou caindo para a repescagem e avançou até a última fase, onde os dois primeiros colocados enfrentariam os dois primeiros colocados do evento principal na disputa pelo ouro, porém, acabou ficando na quarta colocação e não conseguiu a vaga.
Aline Adisaka é bronze
No Feminino, a argentina Lucia Cosoleto foi quem ficou com a medalha de ouro, enfrentando Kaede Inoue (JPN), a brasileira Aline Adisaka e Isabella Gomez (COL).
Aline começou surfando muito bem e parecia que o ouro estaria garantido, porém, uma escolha ruim de onda, quando ela tinha a prioridade, acabou deixando Lucia Cosoleto à vontade no outside para escolher uma onda excelente que lhe garantiu o ouro.
Apesar de tudo, foi uma campanha excelente de Aline que fez as melhores notas ao longo dos dias da competição e, assim como Diniz, garantiu a vaga para Pan-Americano em 2023.
Nossa outra representante no SUP Wave feminino, Gabriela Sztamfater, que fez uma verdadeira maratona de baterias disputando quase toda a repescagem, avançou até a última fase, mas, assim como Leo Gimenes, não conseguiu chegar à final.
Nessa sexta-feira (04) será a vez do SUP Race e Paddleboard Longa Distância. Lena Ribeiro, Roseli Novloski, Luiz Guida e Eri Tenório representam o Brasil no SUP Race, enquanto Jader Andrade, Catarina Ganzeli Winkler, Patrick Winkler e Sinara Pazos, são nossos representantes no Paddleboard.
O ISA World SUP and Paddleboard Chmapionship termina neste domingo (06) com as disputas por equipes.
Para saber mais, acesse: isasurf.org.