Mais de 30 tartarugas-verde foram encontradas esfaqueadas em uma praia da remota ilha de Kumejima, no Japão. A maioria dos animais já estavam mortos quando o episódio foi flagrado.
As tartarugas esfaqueadas foram encontradas pela população local após a baixa da maré. Elas tinham ferimentos no pescoço e nas barbatanas.
Confira:
+ Remadores de stand up paddle salvam tartaruga marinha de lixo plástico
+ Crise climática está “empurrando” tubarões-brancos para novas regiões
+ Drone captura milhares de tartarugas na Austrália
As autoridades locais abriram uma investigação para apurar o caso, no entanto um pescador admitiu a autoria, segundo a mídia local. Ele não teve a identidade revelada.
Em declarações produzidas na publicação japonesa ‘Mainichi’, o pescador explicou o motivo do ato.
“Consegui desprender algumas (tartarugas) e libertá-las para o mar, mas não consegui retirar as mais pesadas, por isso esfaqueei-as para me livrar delas”, disse. A polícia e o governo locais interrogaram testemunhas.
De acordo com a lista vermelha da União da Conservação da Natureza, a tartaruga-verde está classificada como uma espécie em perigo de extinção.
De acordo com o Projeto Tamar, a tartaruga-verde ocorre nos mares tropicais e subtropicais, em águas costeiras e ao redor das ilhas, sendo frequente a ocorrência de juvenis em águas temperadas.
Seu habitat é habitualmente em águas costeiras, ilhas ou baías onde estão protegidas, sendo raramente avistadas em alto-mar.
Fonte: Mainichi.jp