Ações sustentáveis farão parte do LayBack Pro apresentado pela Prefeitura de Florianópolis, etapa do QS com início previsto para quarta-feira, 06 de abril.
Isso porque a Metha Energia está patrocinando a segunda edição do campeonato, será responsável pela compensação de carbono, da limpeza da praia, destinação correta do lixo e promoverá outras ativações de conscientização ambiental.
O LayBack Pro apresentado pela Prefeitura de Florianópolis vai fechar a temporada 2021/2022 da World Surf League Latin America. Na capital catarinense, serão decididos os títulos sul-americanos e as vagas do continente para o WSL Challenger Series.
Serão classificados 10 homens e 4 mulheres da América do Sul, para disputar o circuito que é o único caminho para se chegar na elite do World Surf League Championship Tour. Estarão competindo na Praia Mole, 136 surfistas na categoria masculina e até 32 na feminina.
Como realizar ações sustentáveis durante evento?
Mas, como exatamente uma competição de surfe pode produzir carbono? E como realizar ações sustentáveis para mitigar isso?
De acordo com normas que regem esse tipo de controle, qualquer evento entra na categoria de escopo 2, com emissões indiretas, provenientes da energia elétrica com o consumo de eletricidade, vapor, calor e refrigeração.
Dessa forma, após o término do LayBack Pro, será contabilizado tudo o que foi gerado, mesmo que indiretamente, desde o transporte de participantes até acomodações da equipe ou uso de refrigeradores.
Veja também:
+ Mason Ho vence aposta com Sunny Garcia ao surfar em slab considerado impossível
+ Lucas Fink, Fabio Gouveia e Raoni Monteiro desbravam a Pororoca
+ Tom Curren, o mestre do estilo
A compensação do carbono será financiada inteiramente pela Metha Energia, utilizando Crédito de Carbono Azul. Ainda que pouco utilizado, o Carbono Azul está relacionado aos ecossistemas da costa marinha, envolve desde algas a mangues e pântanos salgados, e é essencial para diminuir o aquecimento global.
Seu impacto é maior por armazenar carbono com mais eficiência do que as plantas terrestres, durante o processo de fotossíntese. A Metha Energia busca a melhor solução para impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente.
A startup mineira é uma energytech que conecta produtores de energia limpa ao consumidor final, proporcionando uma economia de até 15% na conta de energia elétrica, sem cobrar taxas para isso. Em fase de expansão para outros estados do Brasil, a ideia é levar mais sustentabilidade para mais lugares e eventos, como o LayBack Pro apresentado pela Prefeitura de Florianópolis.
Para Fábio Teixeira, diretor da Metha Energia, participar de um evento tão relevante como esse, é levantar a bandeira da sustentabilidade em um cenário de projeção internacional. “Queremos mais do que entrar em novos mercados e deixar em evidência a distribuição de energia limpa. O mais importante em ações como essa, é conscientizar a sociedade e mostrar para todos as diversas maneiras de respeitar o meio ambiente, mitigar os impactos da ação humana e promover mais sustentabilidade”, ressalta.
Limpeza da praia
Outra questão importante que será apoiada pela Metha Energia, é a limpeza da praia, evitando que qualquer resíduo vá para o mar, além da coleta e destinação correta do lixo produzido no evento. Para isso, a empresa fez uma parceria com a Route Brasil, instituto de educação, limpeza e pesquisa ativa, sobre o impacto sistêmico da atividade humana no meio ambiente, que coordenará uma limpeza geral da Praia Mole no sábado. Mais informações: https://routebrasil.org/
Em um cenário onde 25 milhões de toneladas de lixo são despejadas por ano nos oceanos, é essencial trazer esse debate em uma competição de esporte marítimo, como o surfe.
A conscientização e ação efetiva, é o que traz resultado para a redução desses números. Durante essa semana, haverá sinalizações no evento com informações para o público, campanhas de conscientização e sustentabilidade, limpeza da praia, recolhimento de resíduos e descarte apropriado.
Dessa forma, é possível evitar a poluição dos mares, aumentar a taxa de reciclagem e incentivar as pessoas a adotar práticas de reaproveitamento no dia a dia.