Wesley Dantas vence mais uma e domina o ranking Júnior. Foto: Munir El Hage
O ubatubense Wesley Dantas venceu mais uma etapa do Hang Loose Surf Attack e disparou na liderança do ranking Júnior, principal do campeonato. A segunda disputa da temporada foi encerrada no último domingo, na praia de Pitangueiras, Guarujá (SP).
Na Mirim (Sub 16), Renan Pulga levou a melhor e assumiu a liderança do ranking. O catarinense Mateus Herdy manteve 100% de aproveitamento na categoria Iniciante (Sub 14), assim como o carioca Raphael Castro, na Petit (Sub 10). Já na Estreante (Sub 12), Kauê Germano venceu a disputa realizada no Canto do Maluf e também passou à ponta do ranking.
A etapa também reservou surpresas, como as desclassificação do favorito, Samuel Pupo, de São Sebastião nas quartas de final da categoria Mirim. Outro momento importante aconteceu no sábado, quando o surfista de Praia Grande, Leonardo Menyon, deixou a disputa da categoria Júnior para salvar um banhista.

Samuel Pupo sofre eliminação precoce no Canto do Maluf. Foto: Munir El Hage.
Ele estava classificando-se para a semifinal em segundo lugar, quando avistou um rapaz precisando de ajuda. Após o resgate, o atleta de 17 anos chegou ao outside faltando um minuto para o final da bateria e não conseguiu uma nova nota para garantir a classificação. O garoto foi homenageado na premiação e teve a vaga assegurada para a próxima etapa, com inscrição gratuita.
As decisões começaram com a Iniciante. Aos 13 anos, Mateus Herdy, sobrinho do ex-top do WCT, Guilherme Herdy, abriu bem a bateria com 7.5 e depois administrou a vantagem. Na sequência, foi a vez do caçula do evento Raphael Castro repetir a vitória conquistada em Santos. Ele superou o santista Yuri Beltrão na final, por seis décimos.

Mateus Herdy mostra talento e mantem 100% de aproveitamento. Foto: Munir El Hage.
Na Mirim, o catarinense Luan Garcia saiu na frente, mas Renan Pulga iniciou uma bela reação, fechando com 8.75 e a vitória. “Tinha ido mal na primeira etapa, fiquei em nono e vim preparado para me recuperar. Deu tudo certo. Quero muito esse título”, afirmou o surfista de 16 anos.
Os surfistas de São Sebastião continuaram em alta, agora com a vitória de Kauê Germano, na Estreante. Ele liderou toda a bateria, deixando seu grande rival até o momento, Eduardo Motta, na segunda colocação.

A última bateria do dia foi a final mais disputada. Wesley Dantas derrotou o local de mareias Igor Moraes, e os guarujaenses Gabriel André e Guilherme Silva para ficar com o título.
Ao sair do mar, Wesley ressaltou que a vitória é consequência de muito treino e não deixou de lembrar o incentivo do irmão Wiggolly Dantas, o Guigui: “Estou treinando muito. Acabo de voltar da Indonésia e isso ajudou. A final foi difícil. Os três são ótimos competidores, mas eu estava bem focado e sabia que tinha de manter o mesmo ritmo que vinha na competição. Hoje, às seis da manhã, falei com o Guigui e ele me incentivou muito, falando que a minha manobra de backside é muito forte e que eu tinha de me manter focado”, falou o vencedor.
Em sua 19ª temporada com patrocínio da Hang Loose, o Circuito Paulista Amador terá quatro etapas neste ano. A próxima acontece na praia da Baleia, em São Sebastião, nos dias 25 e 26 de outubro. A decisão rola na praia de Itamambuca, Ubatuba, nos dias 15 e 16 de novembro.
Júnior
1 Wesley Dantas – Ubatuba
2 Gabriel André – Guarujá
3 Guilherme Silva – Guarujá
4 Igor Moraes – São Sebastião
Mirim
1 Renan Pulga – São Sebastião
2 Giovanne Picaski – SC
3 Luan Garcia – SC
4 Vitor Mendes – Guarujá
Iniciante
1 Mateus Herdy – SC
2 Kauê Germano – São Sebastião
3 Pedro Dib – São Sebastião
4 Gabriel Ramos – Ubatuba
Estreante
1 Kauê Germano – São Sebastião
2 Eduardo Motta – Guarujá
3 Vinicius Parra – Santos
4 Daniel Adisaka – Ubatuba
Petit
1 Raphael Castro – RJ
2 Yuri Beltrão – Santos
3 Lúcio Rosário – Ubatuba
4 Rodrigo Saldanha – São Sebastião
Cidades
1 São Sebastião
2 Guarujá
3 Ubatuba
4 Praia Grande