Não é novidade pra ninguém que o desempenho da performance do surf profissional melhorou muito nos últimos tempos. Hoje em dia, o foco dos atletas não se dá apenas na água, mas também na preparação do corpo. Está comprovado: ginástica e exercícios específicos ajudam a elevar o nível de surf.
Veja também:
+ Jamie O’Brien fala sobre wipe out em Pipe: “Quase morri”
+ Kai Lenny enfrenta canhão de Nazaré de foilboard
+ 12 frutas com maiores índices de açúcar
No entanto, para de fato provar de um melhor desempenho, é preciso começar a praticar. Por isso, a Hardcore selecionou o vídeo da Surfer’s Gym com o professor Eddie Lester, em que a surfista brasileira Bruna Schmitz mostra três exercícios simples, ideais para fazer em casa.
O foco desse treino é melhorar a estabilidade no surf, o equilíbrio e a resistência na remada.
3 exercícios rápidos para melhorar o desempenho no surf:
1- Elevação de braço alternado em prancha
Esse primeiro exercício ajuda na remada. Além de melhorar a resistência e a estabilidade nos ombros, ele também fortalece os músculos do “core”, abdômen e os intercostais. O professor Eddie indica 3 séries de 20 repetições cada.


2- Mão sobre a cabeça com levantamento de perna (pendular)
Esse exercício alonga os músculos posteriores da coxa além de dar força para o equilíbrio. O intuito é trazer mais controle sobre a prancha. Faça o exercício devagar e concentrado no equilíbrio. Atenção! O corpo deve ficar todo alinhado, em boa postura. O professor indica 3 séries com 10 repetições.


3- Rotação controlada
Esse é aquele exercício que queima. O intuito dele é trazer estabilidade nos quadris, no abdômen e nos músculos grandes da coxa. Atenção! Quando estiver abaixado, a força deve estar concentrada na coxa e abdômen. O professor indica 3 séries com 12 repetições.



Confira o vídeo completo do treino: