O japonês Kanoa Igarashi acaba de garantir uma vaga na final do surf nos jogos olímpicos ao vencer de virada o brasileiro Gabriel Medina nos últimos minutos da semifinal.
Gabriel Medina começou a bateria muito forte, recebendo 8.33 ao completar um excelente aéreo rodado. Kanoa, contudo, rapidamente respondeu com um 7.67.
O brasileiro não deixou por menos, pegando mais uma boa onda. Medina então fez um 7.10 e passou a dominar a bateria, subindo mais ainda sua somatória com um 8.44. Enquanto isso, o japonês passou a errar bastante e tudo parecia se encaminhar para a vitória do brasileiro.
Leia também:
Silvana Lima é eliminada nas quartas de final
Com menos de dez minutos para o término da disputa, Kanoa Igarashi precisava de uma nota nove para conseguir virar o jogo. Tudo parecia se encaminhar para uma vitória brasileira quando, a sete minutos do fim, Kanoa Igarashi encontrou arrancou um 9.33 dos juízes, ao completar um bom aéreo. Mas muitos se questionaram se os aéreos de Medina, que tiveram o mesmo grau de dificuldade, não deveriam ter recebido também notas acima dos nove pontos.
O fato é que Medina sentiu o golpe e as séries, para piorar, não vieram. Era tudo que os donos da casa precisavam para colocar um representante na finalíssima olímpica.
Nos segundos finais, Gabriel Medina, que precisava de uma nota 8.57, ainda encontrou uma onda intermediária e conseguiu acertar um aéreo de backside, mas que lhe rendeu apenas a nota 3.17.
O paulista de Maresias agora lutará pela medalha de bronze às 2h16 do horário de Brasília.