De acordo com análise divulgada pelo site Surfline, a previsão para a estreia do surf olímpico na Praia de Shidashita deverá ser realizada com altas ondas.
Os gráficos indicam a combinação de ventos offshore e a entrada de um forte swell de leste (direção boa para o pico) nos primeiros dias do evento, proporcionados pela passagem de um tufão próximo à costa do Japão.
Leia também:
+ Por que as marcas de surf não falam das Olimpíadas?
+ Olimpíadas: COI alerta sobre manifestações políticas
Caso a previsão se mantenha, o primeiro dia de competição (dia 25 de julho) poderá receber ondas entre 3 a 5 metros acompanhadas de muita chuva.
Já no segundo dia de prova a intensidade do vento poderá diminuir, mas a chuva deverá manter-se, sendo que as ondas deverão manter-se em 3 metros.
Ainda, segundo as previsões, o swell deverá diminuir nos dias 27 e 28, mas ainda mantendo um bom tamanho, com séries entre 1,5 a 2 metros, começando o tempo a melhorar somente a partir do dia 29 de julho.
Evidentemente estas previsões estão sujeitas a alterações, principalmente por terem a influência de um tufão, mas a se confirmarem, a estreia olímpica do surf poderá realizar-se em condições mais favoráveis do que os atletas e fãs de surf previam, o que tornará sem dúvidas as disputas de surf nos jogos Olímpicos bem mais promissoras do que o previsto.
As disputas de surf nos jogos olímpicos serão realizadas dentro de uma janela de espera que irá do dia 25 de julho e até 1 de agosto.